24/04/2009

TERREIRO DO PAÇO - ARBORIZAR SEM ARABESCOS NEM PELINTRICES






A primeira função das praças não é servirem para fazer postais, para mostrar monumentalidade. Servem fundamentalmente para a utilização colectiva pelas pessoas. São para as pessoas. Devem ser local de encontro e devem favorecer principalmente esse aspecto; de convívio colectivo; de ajuntamento em dias especiais para actividades que são o reflexo da nossa cultura, da nossa civilidade; e também local de mero passeio e encontro casuístico.
.
Espero que esta nova tentativa de dar alma à nossa praça - a principal do país - não fique pela proposta, mas também que não venha com complexidades mirabolantes só para fazer postais “bonitos”:
Que dê a possibilidade ao povo de a frequentar; que crie condições para isso e seja simples como a forma geométrica que a define.
E não vejo melhor proposta que a da arborização envolvente, do tipo da que já lá esteve no início do séc. XX, e liberta de alguma forma o núcleo central, para concentrações à sua escala.
Assim, não estragam muito dinheiro e motivam a sua frequência, dão-lhe vida com grande simplicidade, dão-lhe a alma que lhe roubaram.
.
Os nossos vizinhos Espanhóis fazem uma enorme utilização da praça, com muito mais convívio, com mais cultura. Têm muitas: não é por acaso.
.
Quase todas elas têm árvores e não perdem a escala, nem a monumentalidade: propiciam a comunhão humana desses espaços, dão-lhe carácter e a capacidade de utilização nos termos para que são construídas.
.
A intervenção deve ser muito simples. O que tem que ser conseguido é a motivação e a fruição da praça pelas pessoas.
Coloquem-lhe árvores, com conta peso e medida, e as pessoas vão utilizá-la como a melhor sala de estar do país.
O local em si merece-o e as pessoas também.Não são precisos arabescos nem outras pelintrices..
Ferreira arq.

1 comentário:

FJorge disse...

Se não plantarem árvores, a Vodafone, a Seat, a Coca Cola e outras que tais irão plantar a sua presença inconveniente na Praça do Comércio. Será por isso que poucos estão interessados em plantar árvores?