21/05/2009

Câmara entrega à EMEL obra do elevador para o Castelo

In Sol Online (21/5/2009)

«A Câmara de Lisboa aprovou hoje o estabelecimento de um contrato-programa com a EMEL para a criação dos elevadores de acesso ao Castelo, situados num edifício da Rua dos Fanqueiros e no Mercado do Chão do Loureiro

O contrato envolve uma transferência de 380.400 euros e inclui também a conversão do mercado do Chão do Loureiro em silo automóvel, a requalificação urbana do Largo Adelino Amaro da Costa, da zona envolvente ao mercado e do percurso até à cota do Castelo de São Jorge.

A proposta foi aprovada com os votos contra do PSD e dos Cidadãos por Lisboa, a abstenção de Lisboa com Carmona e do PCP e os votos favoráveis do PS e do vereador José Sá Fernandes.

O piso térreo do mercado irá acolher um supermercado e último andar um restaurante panorâmico, referiu o presidente da Câmara, António Costa (PS).

Estas obras foram eleitas pelo executivo como projectos-âncora da revitalização da Baixa-Chiado.

A vereadora social-democrata Margarida Saavedra questionou a oportunidade de a autarquia gastar cinco milhões de euros «numa obra deste calibre», considerando que as verbas provenientes do Casino deveriam ser canalizadas para a requalificação do espaço público.

Margarida Saavedra sublinhou ainda que em 2006 a EMEL (Empresa Pública de Estacionamento de Lisboa) tinha atribuído à Soares da Costa a empreitada de transformação do mercado do Chão do Loureiro num parque de estacionamento.

«Que obras vão adjudicar? A de 2006, a nova?», questionou.

A vereadora comunista Rita Magrinho considerou, por outro lado, que a obra «não tinha que ter enquadramento na EMEL».

«Não nos parece que nos estatutos tenha essa competência», argumentou.

«Estamos de acordo com soluções para acesso facilitado ao Castelo. Reservamo-nos para quando a proposta de empreitada vier à Câmara», acrescentou.

Lusa / SOL»

5 comentários:

Anónimo disse...

"e os votos favoráveis do PS e do vereador José Sá Fernandes".

Está tudo dito.

... disse...

Só espero que não se lembrem de esventrar outra vez as ruas em torno do Largo Adelino Amaro da Costa, como fizeram à 2 anos para colocação de cabos eléctricos e canalizações de gás. Foi pouco tempo, mas provocou o caos, nomeadamente por estarem a decorrer obras privadas em vários locais que também contribuíram para tal.

Lá vai a casita pré-terramoto ficar à vista outra vez, será que é desta que a destroem de vez?

...

Lesma Morta disse...

"projectos-âncora da revitalização da Baixa-Chiado". Ridiculo.

Anónimo disse...

A palhaçada e incompetência do costume... PS, BE e PSD no seu melhor!

HOMOSAPIENS disse...

Também acho caro Lesma Morta.
Projectos-âncora era requalificar as casas degradadas, para dar habitação as pessoas.
Existe na baixa muita casa abandonada e sem vida. Eles(CML) são mesmo labregos do caraças, pensam que em fazer elevadores vai haver ali muita animação, vai sim haver muita animação para aqueles que gostam de destrúir património.