18/08/2012

Marquês de Pombal, Lisboa Duas rotundas são boas para os peões


Marquês de Pombal, Lisboa
Duas rotundas são boas para os peões 
por Inês Banha in DN online
A partir de meados do próximo mês, vai deixar de ser uma miragem chegar, pela superfície, ao centro da Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.

...A possibilidade consta do novo conceito de circulação que será testado, de setembro a dezembro, naquela zona e que prevê a criação de um passeio e de um jardim entre as duas rotundas concêntricas que ali funcionarão e onde serão pintadas várias passadeiras. A proposta tem o apoio da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM), mas poderá criar "um pandemónio" no trânsito, avisa o Automóvel Club de Portugal (ACP).

"Esta solução vem definitivamente melhorar bastante os acessos pedonais e a segurança pedonal", avalia ao DN a ACAM, sublinhando que "o próprio conforto dos peões" fica "melhor assegurado", já que "deixam de ter de fazer desvios" ao circularem na Rotunda do Marquês de Pombal. Atualmente, é possível chegar ao centro da praça apenas através de uma passagem subterrânea, existindo passadeiras somente nos eixos que desembocam na rotunda, composta por cinco vias.

2 comentários:

Paulo Nunes disse...

Esta gestão da CML será certamente recordada pelos (poucos) investimentos de relevancia e respetivas prioridades questionáveis.

Pergunto-me: Quantos Lisboetas sentem uma falta quase opressiva de usufruir do centro da rotunda do Marquês?

Eu respondo: nenhum!

Agora de fato para os turistas dava-lhes jeito ir lá para tirar uma ou duas fotos. Já não será mau se quem necessita de atravessar o marquês a pé beneficiar desta "revolução". Aguardemos com o entusiasmo possível.

Enquanto isto (a criação do "parque temático" da rotunda do Marquês) quem vive entre o sul da Expo e o Cais do Sodré está praticamente inibido de chegar junto do Rio.. bem ... há pelo meio uma "ilha" chamada cais das colunas com vista para o entulho das obras da zona... é verdade!

No entretanto quem (ainda) mora, por exemplo, em Alfama ou na baixa... com o rio a 100, 200, 500m e não pode quase vê-lo a não ser por meio de tapumes e gradeamentos. Mas depois assiste à CML a torrar o pouco dinheiro que sobra dos impostos que pagamos a abrilhantar a rotunda do Marquês...

Francamente...

Diogo Moura disse...

Certamente que a ACAM nem olhou para o projecto que é tudo menos amigo dos peões.

Basta verificar o simples mas vergonhoso aspecto de que a saída do Metropolitano, actualmente localizada no passeio, ficará entre 2 rotundas, o que trará mais perigo aos peões e fará com que o trânsito aumente e se condense, tendo em conta que será necessário aumentar o tempo semafórico para peões.

Projectos desastrosos dão nisto...