22/08/2012

O Grau civilizacional de um Povo "lê-se" na sua relação com o Verde e na sua atitude perante a Natureza, por António Sérgio Rosa de Carvalho.


Perante as alarmantes notícias de um novo atentado à integridade de Monsanto, e de um tipo de mentalidade e atitude descrita em pleno Bairro Azul, onde se chega ao ponto de lançar sal nas caldeiras das árvores, numa tentativa deliberada e premeditada de "assassinar" árvores, em nome da omnipresença e omnipotência do "pópó" ... deixo-vos com estas imagens da Zona Sul de Amsterdão, zona da cidade que foi abrangida desde os inícios do Sec. XX com um "Master- Plan" de expansão : O Plano Berlage, no qual a qualidade de planeamento Arquitectónico-Paisagistico é visivel ...
Não se trata só de condições favoráveis do clima ... trata-se também de uma atitude e mentalidade colectiva, de um brio e cuidado individual de cada habitante, em cada passeio, em cada habitação ... algo que por exemplo Alvalade nos seus primórdios também apresentava ... O grupo das últimas cinco fotos ilustram a fronteira da Zona Sul vista do interior do Vondel Park.

















8 comentários:

Anónimo disse...

E os custos ambientais em gastos de água? Num país atingido por secas consecutivas como o nosso.

Julio Amorim disse...

"Mentalidade colectiva"....pois, pois....

Anónimo disse...

O Clima português é muito diferente... Seria extremamente difícil manter algo assim. Tal como o 1º comentário também chama a atenção para esse facto. Tem que se ter atenção a esses pequenos (grandes) pormenores.

Filipe Melo Sousa disse...

LOL, o Vondelpark é a única zona verde de Amsterdão. Verde há mto na Holanda, mas na capital nem vê-lo.

E o estacionamento selvagem de bicicletas nas barreiras dos canais? Isto de fotografar a rua mais cara da cidade, e extrapolar não é muito honesto.

Aconselho o blogger a tirar a foto numa 4a de manhã, altura em que toda a gente coloca o lixo na rua. Nisso, a recolha é tão má como em Lisboa.

Anónimo disse...

O argumento da poupança de agua não me parece válido.
Muito mais agua perde-se em bocas-de-incêndio que vertem agua durante meses.

Anónimo disse...

"E os custos ambientais em gastos de água? Num país atingido por secas consecutivas como o nosso"
Bem visto ! Toda a Flora deveria ser proibida por lei, a sorverem preciosos recursos, as malandras das plantas...

Julio Amorim disse...

Existe flora propícia ao nosso clima que não necessita tanta água....

L.G. disse...

"Existe flora propícia ao nosso clima que não necessita tanta água...."

É isto.
Não teria que ser uma cópia, adaptava-se à nossa realidade (clima, custos)
Mas parece que já estou a imaginar o lixo acumulado, os passeios a desfazerem-se, as beatas no chão, os carros em cima dos passeios, os ecopontos com restos de cadeiras e sofás.