31/08/2012

«O senhor não pode andar por aí a fotografar o que quer e lhe apetece!»

Chegado por e-mail:

«Dado que o grosso do trabalho de denúncia efectuado neste blogue se apoia em fotografias, convém que os "fotógrafos" estejam preparados para a hipótese de serem interpelados agressivamente por alguém que se sinta em xeque com os retratos que tiram - a ponto de se propor chamar a polícia se as fotos não forem eliminadas!

Não, não se trata de ficção nem de paranóia: sucedeu isso mesmo, na semana passada, com um nosso leitor que quis guardar para a posteridade a imagem deste motociclo estacionado numa paragem da Carris - ver detalhes de tão bizarra ocorrência [AQUI].

CMR»

4 comentários:

Filipe disse...

Até certo ponto entendo, eu também não concordo que me andem aí a fotografar no meio da rua sem a minha autorização, esteja ou nao a fazer algo de incorrecto.

Rosário disse...

Pois, mas a lei não depende daquilo com que o Filipe concorda ou não concorda.
A rua é um local público (mais público não há!) e, nela, pode fotografar-se o que se quiser, com maioria de razão neste caso, em que não se vê a matrícula da vespa nem a cara do seu condutor.
(Tal como é apresentada, é apenas uma foto de trânsito, como se tiram inúmeras, a toda a hora e em todo o mundo).

NOTA: As únicas pessoas que, neste caso, podiam protestar, são a senhora e o senhor que figuram na 2ª foto, em 1.º plano, à espera do autocarro.
A imagem da cara delas podia, de facto, ter sido "tapada" digitalmente.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Caro Filipe,



Hoje mesmo, ao circular pela Baixa, fiquei em várias fotografias tiradas por turistas (como, aliás, sucede com frequência), e em algumas - talvez - até em 1.º plano.

Nunca me passou pela cabeça opor-me, mas concordo consigo que também podia "não gostar", nomeadamente se estivesse a cometer alguma infracção (como os carros da Escola de Condução Segurança Máxima que, nesse momento e como de costume, estavam estacionados em frente ao n.º 12 da Praça da Figueira - um deles em lugar de 'paragem proibida' e outro na paragem da Carris!).

De qualquer forma, eu teria muito gosto que participasse(m) no "passatempo com prémios" em que esse assunto está a ser debatido até às 20h da próxima 2ª-feira - ver [AQUI].

Filipe disse...

Para Mendonça, eu não estou a protestar. Apenas estou a indicar que não gostaria que colocassem como domínio público imagesn que me são fotografadas de qualquer forma. Por essa ordem de ideias eu posso fotografar e partilhar tudo o que eu quiser sem qualquer respeito pelos outros.