09/08/2012

Seara sugere que acção do governo condiciona candidatura em Lisboa.



Seara sugere que acção do governo condiciona candidatura em Lisboa
Por Luís Claro, publicado em 9 Ago 2012 in (jornal) i online
PSD já dava como certo candidatura do autarca de Sintra, mas a questão parece cada vez menos líquida para Seara que agora fala na Lei dos Compromissos
O candidato desejado pelo PSD para a Câmara de Lisboa, Fernando Seara, assume que as novas regras com que os municípios estão confrontados condicionam uma eventual candidatura. Num artigo, no jornal oficial do PSD, sobre a Lei dos Compromissos, o autarca não podia ser mais claro: “As responsabilidades e as sanções previstas neste pacote legislativo levam-nos certamente a reflectir séria e profundamente antes de assumirmos quaisquer responsabilidades políticas no futuro próximo. Talvez este alerta leve alguns a reflectirem duas vezes antes de assumirem novos desígnios”.

O desabafo de Seara não é mais do que um recado para o interior do PSD, que já dava como certa uma candidatura do autarca de Sintra. O presidente da distrital do PSD, Pinto Luz, chegou mesmo a dizer ao i que Seara estava “disponível para dar a cara pelo PSD em 2013”, mas são cada vez mais fortes os sinais em sentido contrário.

Um recuo que não passou despercebido a Santana Lopes. O ex-presidente da Câmara de Lisboa, no seu artigo do semanário “Sol” na sexta-feira passada, escreveu que o presidente da Câmara de Sintra “não tem margem para dizer que não”. “Seria caricato se isso acontecesse”, acrescentava o ex-presidente da autarquia da capital.

Caricato ou não, Seara tem dado sinais de que poderá não avançar e a decisão do governo de assumir 277 milhões de euros de dívida da Câmara de Lisboa – em troca dos terrenos à volta do aeroporto – é vista como mais um entrave a uma candidatura. “O maior problema de António Costa, que é a dívida, foi resolvido através da acção do governo e não da acção da Câmara”, diz o ex-candidato pelo PSD à maior Câmara do país, Fernando Negrão em declarações ao i.

O PSD aguarda uma decisão, mas ninguém arrisca um desfecho. “Com o Fernando Seara é sempre uma incógnita”, diz um dirigente social-democrata, que considera o autarca de Sintra o “único” capaz de vencer o socialista António Costa.

A seguir às férias, os sociais-democratas querem arrancar com o processo de escolha dos candidatos. A intenção é anunciar as recandidaturas até ao final do ano e fechar todas as listas no primeiro trimestre de 2013.

Lisboa está entre os casos de solução mais complicada, já que uma recandidatura de António Costa é vista como uma ameaça para o sucesso da candidatura social-democrata. Um cenário que faz com que a questão seja tratada com reserva. Fernando Negrão recusa falar em nomes por ser “demasiado cedo”, mas defende que o perfil do candidato deve ser, em contraste com o actual presidente, o de “um concretizador”. Uma coisa é certa: se Seara rejeitar o convite, o PSD tem um problema sério para resolver. Santana Lopes, que actualmente é vereador na Câmara, já afastou essa hipótese e não sobram muitos nomes com perfil para conquistar a Câmara a Costa.

A verdade é que não seria a primeira vez que Seara dava uma nega ao PSD. Em 2007, o autarca rejeitou trocar Sintra por Lisboa. O candidato foi Fernando Negrão e perdeu contra António Costa

2 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado, Seara.

São acordos com a Mota Engil, Soares da Costa e BES, para continuar o Salgado / Costa a destruirem Lisboa, com apoio do PSD.

Anónimo disse...

Nunca jamais votarei numa pessoa que passa obviamente os dias a inteirar-se das tricas e irrelevâncias do jogo do pontapé na bola.

E é para mim totalmente indiferente o clube a que pertence. Diria exactamente o mesmo fosse qual fosse o clube do sujeito.