26/10/2012

Alvalade e Alta de Lisboa são as zonas mais afectadas pela violência nas ruas.



Alvalade e Alta de Lisboa são as zonas mais afectadas pela violência nas ruas
Os crimes mais praticados são contra o património, seguidos dos crimes contra pessoas
Por Liliana Pascoal Borges in Público
 Lisboa é a cidade com maior registo criminal no país. Os autores de crimes têm entre 16 e 21 anos. O combate deve ser feito com base na prevenção social e comunitária, através da integração
Videovigilância para A palavra "prevenção" foi a mais repetida no seminário Violência de Rua, ontem organizado pelo Efus-Fórum Europeu para Segurança Urbana. Segundo dados do Pordata, registaram-se cerca de 203 mil crimes, em 2011, na área de intervenção da PSP, mais de o dobro de há 20 anos (cerca de 82 mil). Apesar do brutal aumento nas últimas duas décadas verificou-se uma diminuição dos registos criminais. Os bairros sociais continuam a ser um dos principais pólos de origem de problemas e conflitos que acabam por gerar crimes.
Dados da PSP mostram que em Portugal a concentração de crimes é tão grande que só os distritos de Lisboa, Porto e Setúbal concentram 50% da criminalidade em todo o país. O distrito menos afectado é Portalegre. "No caso concreto de Lisboa temos pessoas muito frágeis, neste caso os mais velhos", aponta Guilherme Pinto, presidente do Efus. "A zona da Baixa/Chiado, que pensávamos ser perigosa hoje, já não o é. As zonas mais perigosas situam-se na zona de Alvalade", afirma a mesma fonte, também presidente da Câmara de Matosinhos.
A violência de rua acontece maioritariamente através da acção de grupos juvenis, entre os 16 e os 35 anos, com a predominância do sexo masculino (cerca de 86% em 2011). Os crimes podem acontecer contra pessoas, contra o património, contra o Estado ou contra a integridade pessoal e identidade cultural.
Luís Fiães Fernandes, director do departamento de informações da Direcção Nacional da PSP, adianta que a maioria dos crimes praticados por jovens é contra o património, seguido do crime contra as pessoas. Apesar dos indicadores mostrarem que houve um decréscimo de criminalidade não significa que, na realidade, esteja a diminuir. Paulo Machado, do departamento de Sociologia na Universidade Nova de Lisboa, explica que "à medida que a população vai envelhecendo o crime diminui, uma vez que aumenta a percepção de medo, tomando medidas de auto-prevenção, diminuindo a potencialidade dos alvos". Por outro lado, o refúgio dentro de casa cria fragilidades e espaços exteriores demasiado vazios, que, paradoxalmente, geram oportunidades para cometer crimes. "Se não progredirmos não é por falta de dinheiro, mas por falta de inteligência", considera o investigador.

Policias de proximidade

Para neutralizar estas oportunidades da prática de crimes em zonas pouco habitadas , a Polícia Municipal de Lisboa apostou no policiamento comunitário, através de veículos eléctricos, que dão maior visibilidade aos agentes e facilitam a comunicação com os residentes. O programa foi lançado em 2007, na zona da Baixa, e estendido a Alvalade no ano seguinte. A próxima aposta é a zona da Alta de Lisboa. Também será feita uma nova divisão administrativa das áreas policiais em parceria com a Câmara de Lisboa.
Para o comandante da Policia Municipal do Porto, Leitão Silva, o problema remonta à deslocalização dos bairros sociais para a periferia "colocando a arquitectura e segurança ao arrepio uma da outra". Nuno Rodrigues, coordenador de um centro de reinserção social, defende que "quando um jovem age em grupo é mais difícil atribuir responsabilidades" e distingue características comuns dos autores dos crimes: provenientes de famílias disfuncionais, com sistema de crenças e valores subvertidos e inseridos em grupos problemáticos. Por isso, o coordenador do centro educativo Navarro de Paiva, destaca que as soluções de prevenção e de acção com o internamento de jovens por delinquência juvenil devem ser feitas tendo em vista a criação de uma oportunidade no futuro centrada no seu contexto social e familiar pessoal.

Videovigilância para o Bairro Alto avança
Contrato será assinado hoje
A Câmara Municipal de Lisboa assina hoje o contrato para instalar 27 câmaras de videovigilância no Bairro Alto, um sistema que deverá estar pronto a funcionar daqui a quatro meses. O contrato será assinado entre o comandante da Polícia Municipal de Lisboa e a empresa que venceu o concurso, entre as 17 concorrentes, que terá quatro meses para instalar o sistema.
De acordo com o vereador da Protecção Civil, Manuel Brito, a câmara acabou há poucos dias o desenho da videovigilância para a Baixa de Lisboa, numa área que chegará ao Cais do Sodré e que se estenderá ao longo do Martim Moniz, Intendente e avenida Almirante Reis, até à alameda D. Afonso Henriques.
"O sistema terá 52 câmaras e o comando metropolitano de Lisboa da PSP irá, nos próximos dias, fazer-nos a proposta formal para a câmara de Lisboa dar a sua concordância, mas, do ponto de vista técnico, ela já está estabelecida", acrescentou. O vereador, citado pela Lusa, falava à margem do seminário "Violência de rua".

2 comentários:

Unknown disse...

Não esperava que a zona de Alvalade fosse das mais inseguras de Lisboa, pois sempre foi conotada com um certo estatuto.
Em termos de experiência pessoal, moro na Baixa e de facto é uma zona segura, os roubos não são muito frequentes, mas claro que é necessário os cuidados habituais como em qualquer zona com uma elevada concentração de pessoas.

Xico205 disse...

Estatuto de quê? De crimes de roubo e venda e consumo de droga, pois esses já vêm dos anos 80 de facto.