25/10/2012

O exemplo de Singapura: Electronic Road Pricing system


'Ideas to Steal', p.111, Monocle 45, vol 5, Jullo/Agosto 2011:
The city: Singapore
The idea: The city-state become the first metropolis in the world to introduce the idea of a congestion charge - a fee for cars entering the central business district - in 1975. Two decades later, it used technology to create the Electronic Road Pricing system, the first plan which could read number plates and charge drivers as they passed cameras. Who has copied it? London, most famously. The city's former mayor, Ken Livingstone, introduced the charge in 2003, despite large and vocal opposition. It was cannily brought in during a school holiday when the roads were likely to be quieter and the effect would appear greater. Numerous other city leaders , from Edinburgh to New York, have considered bringing in the idea, but few so far have had the political will.

Nota: recentemente foi anunciado que a Autoridade para os Transportes Terrestres de Singapura (LTA) está a explorar tecnologia de satélite para modernizar a actual que recorre a estes portões/sensores (de negativo impacto visual) para cobrar a entrada de veículos nas "congestion-charge zones". Desde 1975 outras cidades em todo o mundo adoptaram este modelo, nomeadamente Londres.

3 comentários:

Anónimo disse...

A população de Singapura em 2009 era de cerca de 5 milhões de habitantes, sendo perto de 4 milhões residentes.

A gestão de uma cidade com quase 700.000 habitantes e que tem vindo a perder população exige bom senso.
As infraestruturas urbanas em Lisboa são utilizadas em cerca de 40% das suas reais capacidades. Quanto mais compacta for a cidade melhor e mais sustentavel será o sistema de transportes, as infraestruturas urbanas, obviamente quanto menos gente e mais movimentos pendolares maior gastos de energia, mais poluição, etc.
Qualquer sistema que prejudique ou contrarie o normal desenrolar da cidade/alteração de habito tem um preço elevado e com repercussões imprevisíveis.
O sistema apresentado na imagem já existe em Portugal e é semenhante à Via Verde.
Lisboa necessita de consolidar os seus residentes, captar novos habitantes.

Unknown disse...

De facto, o maior problema de Lisboa é a perda de população. Esta sim, deve ser a primeira das prioridades. Uma cidade mais habitada é uma cidade mais cuidada e com melhor ambiente, uma vez que as deslocações serão menores e mais fáceis.

Anónimo disse...

pode-se conseguir o mesmo efeito aumentando o preço do estacionamento e tendo uma fiscalização a sério, com multas a condizer... Chicago é um exemplo. não se podendo estacionar de borla pensa-se duas vezes antes de ir de carro.