24/04/2013

Obras para criar zona 30 no Bairro do Charquinho começam esta semana


In Público (24/4/2013)
Por Inês Boaventura

«São 31 os bairros onde a câmara quer limitar a velocidade de circulação a 30 km/h, “para que a rua volte a ser de todos”

As obras de transformação do Bairro do Charquinho, em Benfica, numa zona 30 começam esta semana e deverão estar concluídas dentro de três meses. Segundo a Câmara de Lisboa, Encarnação, São Miguel, Estacas, Carnide e Arco do Cego são os bairros que se seguem.

No caso do Bairro do Charquinho, junto à Estrada dos Arneiros, a intervenção inclui a “criação de uma zona partilhada, de coexistência entre peões e veículos, na Rua da Quinta do Charquinho, o que, conjugado com o reordenamento de circulação neste eixo principal, permitirá reduzir o tráfego de atravessamento do bairro e potenciar um aumento de espaço partilhado”. Está ainda previsto, adianta a autarquia, o “reordenamento do estacionamento”.

No folheto distribuído aos moradores explica-se que “para que a rua volte a ser de todos”, e não apenas dos automóveis, serão introduzidas mudanças como “a redução da faixa de rodagem, a introdução de árvoreres e mobiliário urbano, a sobreelevação das passadeiras de peões, a descontinuidade nos alinhamentos rectos e a diminuição dos raios de curvatura”.

Nas entradas e saídas do Charquinho haverá passadeiras sobreelevadas e mobiliário urbano indicando que esta é uma zona 30. “Reduzir a velocidade de circulação, a ocorrência e a gravidade de acidentes” e “diminuir o tráfego de atravessamento” são alguns dos objectivos anunciados. Com esta intervenção a Câmara de Lisboa pretende também “reduzir a poluição sonora e ambiental” e “melhorar a qualidade de vida dos moradores”.

A competência para executar as medidas de acalmia de tráfego neste bairro foi delegada na Junta de Freguesia de Benfica. Segundo esta entidade, a empreitada foi adjudicada à empresa Obragoito Construções e Obras Públicas, na sequência de um concurso público. Está em causa um investimento de 240.800,01 euros, com um prazo de execução de 90 dias.

Um dos próximos bairros a entrar em obra poderá ser o das Estacas, em Alvalade. Segundo informações divulgadas pelo vereador da Mobilidade, Nunes da Silva, num congresso realizado este mês, neste caso a intervenção passará “pela marcação de entradas e saídas, mudanças de sentido e reordenamento do estacionamento” e pela “criação de uma pequena zona mista junto à entrada da escola primária no centro do bairro”.

“Numa primeira fase”, disse o vereador na comunicação que assinou com a sua assessora Renata Lajas, “o objectivo principal será dificultar o tráfego de atravessamento, o reordenamento do estacionamento na totalidade do bairro e a acalmia de tráfego nas imediações da escola primária”, localizada na Rua de Teixeira de Pascoaes.

O Bairro Azul foi, em 2009, a primeira experiência de zona 30 em Lisboa. Mas aí, sublinhou Nunes da Silva no Congresso Rodoviário Português, só foram concretizadas duas das quatro fases de intervenção programadas (prevendo-se para breve a concretização da terceira). Apesar disso, o vereador considera que a iniciativa teve “um efeito muito importante na cidade”, porque “permitiu divulgar o conceito de zona 30, avaliar os problemas inerentes à sua implementação e preparar a transformação prevista para os restantes trinta bairros de Lisboa”.

Já foram concluídos os estudos para a criação de zonas 30 em 19 bairros, estando previsto que o mesmo seja feito noutros 12. Nunes da Silva frisa que estas intervenções têm “orçamentos relativamente reduzidos”, de “cerca de 100 mil a 200 mil euros por bairro”.»

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