27/12/2016

Museu Miguel Bombarda / Lisboa / Movimento de Apoio - ADIRA À CAUSA, IN FACEBOOK


HOSPITAL MIGUEL BOMBARDA
VISTA AÉREA DO CONJUNTO EDIFICADO, EVIDENCIANDO O SEU NOTÁVEL GEOMETRISMO
Único espaço de Quinta (sec. XVI) no centro de Lisboa. No 1º plano, Edifício da Congregação S. Vicente Paulo, classificado Interesse público Outubro 2014, esquerda Balneário D. Maria II 1853 classificado 2010, lado direito Telheiro 1894. Centro, esquerda Ed de Enfermarias em Poste Telefónico 1º mundo 1885-1894 arq. José Maria Nepomuceno, depois Cozinha e Ed. Enfermarias em U 1900, com 26 chaminés para ventilação.. Último plano, Pavilhão de Segurança, 1892-1896 arq.José Maria Nepomuceno, classificado 2010.

...

Uma vergonha, todo esse processo, o complexo do antigo hospital Miguel Bombarda já devia ter sido resgatado à Estamo há mais que tempos, o PIP mandado liminarmente ao lixo, e devia ter sido dada prioridade absoluta pela CML e pelo Governo para se encontrar uma solução digna para todo o complexo. Mais um ano que passa sem nada se fazer. Já chega!

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos todos, dentro das possibilidades de cada, um ajudar a recuperar o Hospital/ Museu MIGUEL BOMBARDA.

Pinto Soares

Anónimo disse...


A foto aérea revela a diversidade arquitectónica que contém este complexo edificado na antiga quinta de Rilhafoles, que só em raras visitas é possível admirar. Geralmente só se conhece o Pavilhão de Segurança -Panóptico. Além do Ed. de Entrada da congregação S. Vicente de Paulo, e do Balneário (urgente ser restaurado).
Quem conhece o celeiro-lagar, o interior da Cozinha ou do Laboratório, as enfermarias abertas e pátios e vistas sobre a cidade do Ed. em poste telefónico, exemplar pré modernista único na Europa ...

Anónimo disse...


Como nesse tempo havia criação arquitectónica, e agora é só mamarrachos ???