02/05/2018

Antigo Liceu D. Filipa de Lencastre - 120 Anos de Jorge Segurado - Apelo à Parque Escolar


Exmo. Senhor Presidente da Parque Escolar, E.P.E.
Dr. Luís Manuel Flores de Carvalho


CC. Gabinete do Senhor Primeiro-Ministro, Gabinete do Senhor Ministro da Educação e media


Considerando que perfazem 120 anos sobre o nascimento do insigne arquitecto Jorge Segurado (1898-1990), autor do projecto do antigo Liceu D. Filipa de Lencastre, em 1932, obra classificada em 2012 como Monumento de Interesse Público;

Solicitamos a melhor intervenção da Parque Escolar no sentido de se associar a esta efeméride da melhor forma e dentro do possível, designadamente:

1.Mandando executar uma réplica do letreiro original do então “Liceu D. Felipa de Lencastre” (imagens em anexo), e procedendo à sua recolocação na fachada principal, repondo assim a memória e o próprio equilíbrio geométrico do alçado, perdido aquando da remoção do letreiro alguns anos antes das obras levadas a cabo pela Parque Escolar (2007-2011).

2.Devolvendo à Escola Secundária D. Filipa de Lencastre algum do espólio retirado da mesma aquando das referidas obras da Parque Escolar (obras sob projecto do arq. João Paulo Conceição) e que foram retiradas com a indicação de que iriam para depósito até que as obras finalizassem, para depois regressarem ao liceu, o que ainda não sucedeu. Referimo-nos a uma série de mobiliário (a totalidade das cadeiras do antigo teatro, que decoravam a totalidade dos corredores antes das obras, e que agora se resumem a poucas unidades…, alguns armários-vitrine, móveis do laboratório) e peças decorativas e instrumentos científicos, que hoje seria importante musealizá-los in situ.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Virgílio Marques, Júlio Amorim, António Araújo, Jorge Pinto, Pedro Henrique Aparício, Carlos Moura-Carvalho, Eurico de Barros, João Oliveira Leonardo, Miguel Jorge, Fátima Castanheira, Rui Pedro Barbosa, Fernando Jorge

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto ao primeiro ponto, concordo se a Parque Escolar fizer primeiro as obras que precisam ser feitas em todas as escolas do país, incluindo algumas de Lisboa, para poderem funcionar dignamente. Apesar de concordar que o letreiro devia ser recolocado, a verdade é que neste momento há muito onde gastar o pouco dinheiro que existe na Parque Escolar (fruto dos desvarios de certos desgovernantes).

Em relação ao segundo ponto, nada a dizer. Nem sei como deixaram que o assunto se arrastasse até agora, uma vez que as obras no liceu já terminaram há muito.

Filipe Melo Sousa disse...

Acho tanta piada às cartas polidas endereçadas à direcção da Parque Escolar, à ingenuidade de pensar que lá moram pessoas de bem