15/07/2021

Bandeiras electrónicas nos eléctricos históricos - estupefacção e protesto à Carris e CML

Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. Fernando Medina
Exmo. Senhor Presidente do C.A. da Carris
Eng. Tiago Farias


C.C. AML e media

Serve o presente para manifestarmos a nossas estupefacção e apresentarmos o nosso protesto pela remoção em curso das bandeiras tradicionais da rede de eléctricos históricos da Carris, para efeitos de colocação de bandeira electrónica NSS, de que dá conta a foto em anexo, relativa ao eléctrico nº 557 da linha E-28, que supostamente será o primeiro eléctrico a receber essas bandeiras (fonte: Diário do Tripulante).

Com efeito, parece-nos uma péssima ideia que, a reboque de uma pretensa modernização do serviço de eléctricos históricos, se desvirtuem estes com um ferramenta electrónica completamente desnecessária neste tipo de eléctrico, destruindo parte importante de todo um imaginário à volta do eléctrico histórico da cidade de Lisboa, pois as bandeiras tradicionais fazem parte do seu encanto tal como a sua mudança manual pelos guardas-freios.

Parece-nos evidente que com esta medida de contornos provincianos os eléctricos históricos começam a deixar de o ser, para grande tristeza da cidade e de quem nos visita.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Nuno Caiado, Virgílio Marques, Miguel de Sepúlveda Velloso, Fernando Jorge, Pedro Jordão, Maria Teresa Goulão, Carlos Moura-Carvalho, Júlio Amorim, Nuno Vasco Franco, Maria João Pinto, Helena Espvall, Marta Saraiva, José Maria Amador, António Prôa, Miguel Atanásio Carvalho, António Araújo, Carlos Boavida, Cláudia Ramos, Ana Alves de Sousa, Maria do Rosário Reiche, Paulo Lopes, Jorge Pinto, Pedro Machado, Irene Santos (15.7.2021)

...

Resposta da Carris (19.7.2021):

«Caros (as) Senhores (as)

Agradecemos a vossa comunicação, rececionada via Câmara Municipal de Lisboa.

Considerando o teor da mesma, informamos que o tipo de bandeira referido encontra-se instalado apenas em um elétrico e trata-se de um protótipo, tendo por objetivo a eventual substituição das bandeiras de destino antigas nos elétricos de Serviço Público.

Tendo em conta a grande dificuldade em manter o sistema antigo de bandeiras constituídas por rolos de lona com todas as designações pintadas, fomos obrigados a procurar soluções alternativas e que fossem funcionais e esteticamente aceitáveis. Assim, esta solução com painel de LED´s, é uma das várias soluções que ainda estamos a avaliar, nomeadamente na legibilidade dos painéis à distância, na manutenção do equipamento e também na capacidade de mantermos um aspeto o mais próximo possível do original.

Por último, informamos que os elétricos de Museu manterão todas as suas caraterísticas de origem, incluindo as bandeiras.

Cumprimentos,

Lígia Querido
Núcleo Acompanhamento do Cliente
»

2 comentários:

Alvaro Pereira disse...

Eu também gostaria que a Carris voltasse a usar autocarros de 2 pisos, como fez a STCP no Porto.

Pedro Macedo disse...

Poderá apenas ser um teste.
No entanto há que ter em conta a manutenção das bandeiras de rolo e os custos de manutenção e a ausência de peças para esses equipamentos.

Na minha opinião, deve ser estudado um equipamento semelhante ao que equipa os autocarros de Londres.
Bandeiras de rolo, mas de funcionamento eléctrico.