04/08/2020

Existem andaimes para demolição parcial. Esteja atento!


Estão a ser montados andaimes no martirizado conjunto de 3 edifícios da Av. Fontes Pereira de Melo, desde há 20 anos a esta parte, quando tudo começou com as demolições apressadas dos 2 edifícios que lhes estavam contíguos do lado da Martens Ferrão e Andrade Corvo. É aliás um dos exemplos mais gritantes de especulação imobiliária pura e dura (fatalidade dos edifícios de Cândido Sottomayor?).

Hoje, trata-se do seguinte: a CML autorizou a demolição parcial dos edifícios, isto é, das partes que ameaçam derrocada, veja-se, por exemplo, a traseira de um deles que está completamente escaqueirada, embora não haja perigo para ninguém porque atrás é mato.

Ao que se sabe, a demolição completa requerida pelo promotor, foi liminarmente chumbada pela CML, até porque os edifícios estão inscritos na Carta do Património, pelo que as fachadas principais não podem ser deitadas abaixo. Aliás, por isso é que o projecto de Souto Moura não terá ainda avançado, porque aquele só depois de ver tudo em baixo é que estará disponível a accionar o seu génio criativo.

Mas convém estar atento a esta demolição parcial, porque o que não falta por Lisboa é "surpresa" desagradável resultante de imprevistos...

(foto e alerta de Leonardo Chaves)

4 comentários:

Julio Amorim disse...

Muitos excelentes planeadores para os "imprevistos" de Lisboa.

GPleno disse...

Não estando ligado com estes edifícios mas sabem qual foi o projecto para a antiga Tabaqueira em Braço de Prata que recebeu a primeira luz verde da câmara de Lisboa, agora em Agosto? Há imagens dele? Desde já um muito obrigado

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Resposta a GPLeno,

Salvo erro já houve aqui um post sobre esse projecto.

GPleno disse...

Vou tentar procurar então, muito obrigado Miguel Sepúlveda Veloso.