19/04/2005

A Calçada Portuguesa deve ser acarinhada!

A CALÇADA PORTUGUESA - única no mundo – TEM QUE SER CONDIGNAMENTE TRATADA E PRESERVADA COMO VERDADEIRO PATRIMÓNIO NACIONAL

Alguma acção séria tem que ser tomada para que a calçada portuguesa não seja diariamente destruída por viaturas ligeiras, jipes e até veículos pesados.

(Existirá um estudo sobre espécies de árvores cujas raízes danifiquem menos a calçada?

E ainda sobre um possível tratamento anti-derrapante, a aplicar em zonas de grande desgaste e forte inclinação ?

Não seria vantajoso formar mais calceteiros, dando empregos sociais até a beneficiários do rendimento mínimo que assim contribuiriam não só para a sociedade mas também (como acontece em Espanha) para poderem descontar para as suas reformas evitando assim sobrecarregar as próximas gerações ?

Não seria desejável que as tarefas de preservação da calçada fossem entregues às Juntas de Freguesia, que assim acompanhariam as situações com maior proximidade ?

Alguém fiscaliza (a sério) as obras feitas pelas EDP, PT, etc. e, sobretudo, que não seja “deixada” a assinaturazinha no fim da obra – 6 ou 7 pedrinhas atiradas para um canto já de si imundo?

Pergunta: Se quem decide nesta matéria fosse cego, tomaria as mesmas decisões ? (igualmente aplicável a sinalização vertical e outros obstáculos existentes nos passeios).


Odete Pinto

1 comentário:

Anónimo disse...

Convido a ler um artigo que escrevi em - coisa boas da vida: http://www.coisasboasdavida-deeper.blogspot.com/ - denominado por PASSEIOS DE NINGUEM. Ainda bem que existe mais gente critica da nossa calçada. O Blog não é meu mas a DEEPER fez o favor de publicar.