10/02/2006

Escola ou hotel, qual dará mais papel?

Podia ler-se num cartaz empunhado por um aluno da Escola D. João de Castro, no Alto de Santo Amaro, em Alcântara (*), que está na iminência de ser fechada pelo ministério e transformada em hotel (reportagem TV).

O mesmo se poderá dizer do Liceu Machado de Castro, vizinho à casa de Garrett, da «Fernão Lopes», no Largo do Carmo, e do Liceu Maria Amália, todos em Lisboa. Porque o primeiro já fechou e advinha-se especulação imobiliária; o segundo vai não vai, e o último já esteve mais longe. Triste sina a das escolas e liceus antigos. Será que ninguém quer saber?

PF

(*) Por erro meu, e por reparo de comentador anónimo, aqui fica a correcção.

3 comentários:

Anónimo disse...

O Liceu D. João de Castro fica no Alto de Santo Amaro e não em Santo Amaro de Oeiras...

Anónimo disse...

O facto de algumas escolas degradadas poderem vir a ser adaptadas para hoteis não me parece mal.
Não se pode transformar todos os edifícios de interesse arquitectónico em espaços museológicos, até porque alguns deles foram adaptados a ecolas por via da decadência dos respectivos proprietários que foram levados a vendê-los. Estive recentemente no palácio dos murças em Santos e verifiquei o mal que foi feito com a adaptação daquele espaço a escola secundária. E por aí fora.
José Amador

Anónimo disse...

Tem toda a razão, caro anónimo. Já me tinha dado conta do erro crasso. Foi uma questão de "Amaros" e como fiquei atordoado por ver tb JSF envolvido naquilo, "do lado dos alunos" (sic), até confundi os concelhos ...