17/02/2006

Rescaldo de Mesa-redonda sobre a Casa Garrett, ontem no Grémio

Decorreu ontem à noite, na biblioteca do Grémio Literário, e por iniciativa do Prof.José-Augusto França, uma mesa-redonda dedicada à casa de Almeida Garrett, que contou com Raquel Henriques da Silva, Luís Francisco Rebelo, Urbano Tavares Rodrigues e Ana Tostões, para além de muitos convidados, desde a ex-Directora do Urbanismo da CML à actual vice-presidente do IPPAR.

A CML pecou pela ausência, o que é sintomático.

Agradecemos o gentil convite que o Grémio nos dirigiu e damos-lhe os parabéns pela iniciativa de ontem, que contribuiu para que a memória deste caso escandaloso se perpetue pelas gerações vindouras, uma vez que ela se junta a toda uma série de factos e a um conjunto de documentação que produzem desde já prova para o futuro.

Pela nossa parte, enquanto movimento de cidadania, tão informal quanto voluntarista, tudo continuaremos a fazer pelo património de Lisboa e de nós todos... por mais que quem é eleito pense o contrário.

No caso da casa de Almeida Garrett continuaremos a pugnar por duas coisas, até onde pudermos:

1. Apuramento de responsabilidades , preto no branco. As gerações futuras não têm culpa que nós tenhamos os governantes que temos. Trata-se da pior geração de políticos desde a I República e disso fazemos questão que fique registado.

2. Reconstrução da casa enquanto as fundações do novo prédio não forem construídas. Queremos que todos sintam o quão ridículo é ter-se boas leis, quando a letra da lei é que conta e se ignora o espírito da lei. Seremos alguma vez capazes de reconstruir o que a ignomínia deita abaixo?

PF

2 comentários:

Anónimo disse...

"A CML pecou pela ausência, o que é sintomático."

uhhhh, devem estar com medo ou estão a esconder alguma coisa, não? o drama, a tragédia!!

Anónimo disse...

será melhor a opera buffa?