07/02/2006

O "inaugurado" passadiço do Carmo

Passada a efervescência da "inauguração" do passadiço do Elevador de Santa Justa, que contou com o Presidente da CML, a Secretária de Estado dos Transportes e o Presidente da Carris, decidi ir lá ver tudo, com olhos de ver, tintim por tintim. E valeu a pena! Valeu a pena ver que em Portugal continua a haver "inaugurações" com pompa e circunstância de coisas que não estão prontas, pois ainda anteontem lá andavam operários a dar com o maço no ferro das pobres portas do dito passadiço, berbequins pelo chão, e pó pelos ares. Mas pior do que isso foi ver o estado de abandono das traseiras da Escola Fernão Lopes, mais os carris mutilados do eléctrico que saía do Largo do Carmo e que ninguém tem coragem de reabrir; e ver a escadaria e os acabamentos do novo edifício Leonel nada terem que ver com a envolvente. Mas pior, muito pior do que isso foi ver o estado lastimável do passadiço, ele próprio, com aquela placa manhosa, pendurada por cordas, anunciando "obra feita pela Carris"; e da estrutura em ferro do próprio elevador, ambos repletos de ferrugem, aqui, pedaços de vigas à mostra, ali, ripas de madeira podre, acolá, a tinta a soltar-se, etc. Depois, subi ao último patamar do elevador, ao dito miradouro, e a confusão foi mais que muita: as pessoas tropeçavam nas cadeiras e nas mesas (com inevitável propaganda a marca de refrigerantes, claro!), que eram mais do que o espaço da plataforma, inclusive mais do que os clientes do café-restaurante; as placas do chão tinham buracos, o corrimão de ferro, placas de plástico coladas, etc. Enfim, fica a vista sobre a Baixa, o castelo e uma Lisboa que podia ser e não é.

PF

2 comentários:

Anónimo disse...

Por recear ver o "cenário" que descreve é que ainda não fui lá - prefiro esperar mais uns meses.

Já me bastou ver, há 2 anos, uma "marquise" no quartel da GNR, perfeitamente visível a quem visita as ruínas do Carmo ...

Anónimo disse...

Olhe se quiser esperar para ver algo de jeito, bem feito, acabado e tratado em Lisboa, aconselho-a a
esperar até ao ano........2140 ?
Basta olhar para o Pavilhão de Portugal....!? Afinal parece que andam a "inaugurar" constantemente a própria incapacidade e incompetência. Não conhecendo a Lisboa de hoje tão bem, fica um sitio que ano após ano mantém a sua classe...... o centro Cultural de Belém. O resto (com excepções), é cosmética barata.

JA