23/11/2006

Proj. APL no cais do Sodré, pedido de esclarecimetos à UNESCO



Ex.mo Senhor
Dr. José Sasportes

Vimos, enquanto cidadãos e moradores em Lisboa, transmitir a V.Exa. a nossa imensa preocupação relativamente a um projecto recentemente aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa, e que pensamos colidir inevitável e inexoravelmente com a candidatura da Baixa de Lisboa a Património da Humanidade.

Trata-se do projecto da Administração do Porto de Lisboa para a construção de dois edifícios na Praça do Cais do Sodré, destinados às futuras sedes da Agência Europeia de Segurança Marítima e do Observatório Europeu de Droga e Toxicodependência (fotografias em anexo).

Esse projecto prevê não só a alteração radical do edifício da Hora Legal (cujo relógio, aliás, será desmantelado definitivamente), como a construção de um novo edifício de 4 andares acima do solo (de materiais e estética modernos), e mais 1 em subsolo para estacionamento, o que implicará sérias consequências no sistema de vistas, de e para a colina de São Francisco; bem como do ponto de vista da traça da Praça Duque da Terceira. Terá impacte negativo a nível do congestionamento do tráfego porque com as agências virão 500 funcionários.

Finalmente, este projecto constituirá um sério revés na política de libertação da frente ribeirinha à fruição pública, que vinha sendo seguida pela CML e pela APL nas últimas décadas.

Por isso, reclamamos junto de V.Exa. até que ponto este projecto da APL é compatível com a candidatura da Baixa Pombalina a património universal!

Na expectativa de uma resposta, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero. Luís Pedro Correia, Júlio Amorim e Catarina Diaz


Sem comentários: