27/11/2006

Comissariado quer ver plano executado em breve

In Diário de Notícias (25/11/2006)
Susana Leitão

"O Comissariado da Baixa- -Chiado manifestou-se, ontem - após a notícia publicada no DN (ver edição de ontem) que dava conta de que o projecto para o coração da cidade poderia ficar na gaveta -, disponível para "continuar a colaborar empenhadamente durante o período necessário, que se deseja breve, à materialização do arranque efectivo do processo de revitalização" da zona. O grupo de seis especialistas garante ainda que não enjeita as suas "responsabilidade perante a cidade". Mais. Considera o projecto "muito importante e exequível".

Os comissários frisam, em comunicado, que para o plano se concretizar é necessária "uma forte cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Governo", assim como uma "estratégia coerente e firme nas suas grandes prioridades e projectos estruturantes, mas flexível nas suas condições de operacionalização e na especificação dos restantes projectos".

Ontem, o DN avançou que o Plano de Revitalização da Baixa-Chiado, por deliberação na conferência de representantes da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), baixou a cinco comissões técnicas. De acordo com Carlos Marques, líder da bancada do Bloco de Esquerda na AML, "foi-nos dito pela câmara que não havia pressa em analisar o documento. Que não havia prazo".

O plano estava agendado para ser discutido em plenário na passada terça-feira, o que acabou por não acontecer. Contrariando as possíveis intenções da CML de congelar o projecto, o comissariado sublinha que "a proposta é susceptível de enquadrar e sustentar uma operação de reabilitação de património edificado de grande envergadura num processo mais vasto de travagem e inversão do declínio actual pela criação de condições efectivas de atractividade" e de "afirmação competitiva da cidade de Lisboa no plano internacional".

No documento lê-se ainda que o plano "viabilizará também a possibilidade da certificação internacional da sua singularidade e universalidade, através da proposta de classificação como Património da Humanidade".

Agradecimentos
No final, a equipa, que trabalhou sob a orientação da única eleita do CDS/PP na câmara, agradece a "contribuição relevante da vereadora Maria José Nogueira Pinto na sua coordenação e na criação de condições para o desenvolvimento da sua missão, em plena liberdade de iniciativa e na exploração dos caminhos (...)
"

Sem comentários: