25/04/2009

Cartaz infantil pouco apelativo para Câmara de Lisboa


Crianças do Infantário Piloto Diese elaboraram um projecto cívico que visava sensibilizar os cidadãos para terem atenção aos outros. Para isso fizeram vários cartazes para afixar em alguns estabelecimentos da sua rua. A Câmara Municipal de Lisboa, vizinha do infantário, recusou a afixação do cartaz por não o considerar "apelativo".
Porque existem pessoas diferentes de nós que sentem dificuldades todos os dias e precisam da nossa ajuda, os meninos do Infantário Piloto Diese, situado na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, elaboraram o projecto “Cinco Sentidos”, destinado a alertar o cidadão para vários problemas como carros estacionados em cima dos passeios, lixo na via pública ou pessoas que precisam de ajuda para atravessar as ruas, entre muitos outros temas. Sendo um projecto de carácter interventivo, os meninos tiveram a ideia de elaborar e distribuir cartazes em vários estabelecimentos da nossa rua, com vista a informar e consciencializar cada cidadão para uma mudança de comportamento e atitude a bem de todos.
Neste sentido, tal não foi o nosso espanto quando após apelar a seis pessoas diferentes, com cargos e funções variadas, a própria Câmara Municipal de Lisboa (nossa vizinha), não autorizou a colocação do nosso cartaz no seu átrio. Ainda boquiabertos com a recusa, ficámos ainda mais incrédulos e atónitos com a justificação: "Esteticamente o cartaz não é apelativo e não se enquadra naquilo que consideramos aceitável".
Posto isto, lamentamos ainda o facto de as referidas pessoas não terem a coragem e dignidade de se dirigirem às nossas crianças, que aguardavam ansiosamente cá fora, e lhes explicassem o motivo da recusa. Como é que se explica a um grupo de crianças com 4 e 5 anos, que a burocracia do nosso país ultrapassa as justificações lógicas, se sobrepõe ao bom senso e limita as consciências e a visão do mundo?
Deixemos que a consciência de cada um responda.
Em nome de todos os elementos da nossa instituição, venho assim mostrar a minha indignação e total incompreensão face a esta atitude.
No entanto, queremos deixar claro que não vamos esmorecer, tão pouco cruzar os braços, porque acima de tudo acreditamos que com pequenos gestos, sejam eles esteticamente aceites ou não, podemos tornar a vida de cada um, um pouco melhor. É nesta base que continuaremos a Educar as nossas crianças - os cidadãos do futuro.

in DN por Vera Luís

7 comentários:

Lesma Morta disse...

Será que a Câmara se considera ela própria esteticamente apelativa e enquadrada naquilo que é considerado aceitável?
Aberrante.

Xico205 disse...

Lamentável o que fizeram ás crianças do infantário onde eu andei em 86/87!

Os concelhos vizinhos de Lisboa têm feitos estes mini-concursos pelos infantários e escolhem os melhores para iniciativas municipais. Até a Rodoviária de Lisboa e os Transportes Sul do Tejo têm autocarros "pintados" com os desenhos das crianças a fazer transporte escolar! Em Lisboa nada fazem pelos mais novos! Jardins ao abandono, cidade de velhos, de casas caras e degradadas onde nada é feito em prol dos mais novos! A Câmara está empenhada em que Lisboa passe a ser o concelho menos povoado da AML!

Diana Ralha disse...

Nojento! Sinto-me envergonhada...

Julio Amorim disse...

As crianças que tinham 4-5 anos em 1980 nunca viram Lisboa limpa, passeios sem carros, etc. etc....
Será esse também o futuro para estes pequeninos?

@filipalex disse...

Em ano de eleições a estética sobrepõem-se em escândalo à ética! Fico sem palavras. Se calhar é melhor enviar o JPG para aprovação Camarária antes de afixar qualquer coisita....

Anónimo disse...

Façam o que os grandes fazem... afixem na mesma e coloquem ao lado um texto igual a este a explicar porquê.

talvez o ridículo mate aquela senhora responsável nos serviços pela publicidade.

Já agora, alguém reparou que a área de publicidade disparou em Lisboa? Voltaram os cartazes gigantescos por todo o lado. Qualquer dia iluminam o céu de Lisboa com uma projecção publicitária... vale tudo, até tirar olhos...

JCL

Anónimo disse...

Gente que acha que os catrapázios eleitorais com que a CML imunda Lisboa são apelativos, é natural que não goste de outras coisas e nem tenha capacidade ou "dois dedos de testa" para julgar o que é ou não apelativo.
Não esmoreçam que a cidade é dos lisboetas e não desses gangues que vulgarmente atendem pela designação de Partidos...
Luís Rêgo