11/04/2009

Estrada de Benfica, Nº 408 a 416




Desde miúda, sempre achei fascinantes estes dois prédios na Estrada de Benfica, já para os lados de São Domingos.
O facto de serem consideravelmente altos (mas elegantes) para o tempo em que foram construídos, os magníficos frisos de azulejos que os compõem, assim como a descoordenação gráfica das janelas que possuem varanda, transformam-nos em exemplares únicos de uma autenticidade que, felizmente, ainda se vai mantendo.


"Azulejaria - Estrada de Benfica, 408" (1972),
Nuno Barros Roque da Silveira, in Arquivo Municipal de Lisboa


Segundo vim a descobrir, através do Arquivo Municipal de Lisboa, em tempos idos, ali bem ao lado, no Nº 432, existia um palacete (algo idêntico a este outro), separado deste conjunto de edifícios por um jardim.



"Estrada de Benfica, 408 a 432" (1968),
João Goulart,
in Arquivo Municipal de Lisboa

O palacete desapareceu há muito tempo atrás, mas o seu jardim ainda persiste, nestas condições...







- "Sabe, menina, isto está assim já há uma data de anos." - diz-me uma transeunte, ao ver-me parar, olhar para os edifícios e tirar a máquina fotográfica da mala.
E continua: - "Veja bem que até aquele jornalista muito famoso, o Fernando Pessa, fez uma reportagem sobre isto, ele já morreu há não sei quantos anos e isto ainda continua assim!"

5 comentários:

Anónimo disse...

altos?! haha

Alexa disse...

Anónimo: retranscrevo... "consideravelmente altos (mas elegantes) para o tempo em que foram construídos".

Anónimo disse...

LOBO VILLA,11-4-09

Há aqui dois comentários que já não entendem sequer o que são os prédios "altos"...
Como explicar que os prédios "altos" são armazéns de pessoas...?
E que só interessam aos especuladores imobiliários ?
E que ninguém(nenhuma pessoa )foi feita para viver nesse armazéns em altura?...
Haverá realmente uma "geração rasca" que não ented a ESCALA da cidade ?
Se assim for lamento muito...

Alexa disse...

Lamento profundamente que uma simples frase por mim redigida tenha dado azo a esta discussão sobre o significado de "alto".

Nada tenho a justificar, mas, quando escrevi "alto para o tempo em que foram construídos" é porque, de facto, quando passamos por este conjunto de edifícios, ficamos coma sensação de elevação, grandiosidade... e, neste caso, isso nada tem de mal, nem a minha forma de redacção foi pejorativa ou pretendia comparar estes edifícios com os modernos arranha-céus.

"Alto" não significa apenas ser um arranha-céus, "armazéns de pessoas", como refere. Se assim o entende está a ser demasiado limitado.
Para além disso, não compreendo de todo o seu comentário sobre uma "geração rasca".

Xico205 disse...

Concordo com a reportagem da Alexa. De facto os prédios que aparentam ter sido construidos algures nos primeiros 20 anos do século XX, eram altos para a zona em questão. Nessa época Benfica ainda tinha quintas e imperavam casas tipo-moradia, páteos e vilas operárias, como por exemplo o Bairro Grandela proximo desses edificios. Nessa época Benfica não estava de todo integrada na malha urbana da cidade.

Qualquer prédio de três andares é considerado alto se na sua envolvente apenas existirem edificios de piso terreo. Acho que isto deveria parecer obvio a toda a gente!