21/04/2009

"Façam um 'sabor' a Lisboa: não aluguem o espaço público"


Acordei hoje, quando os passarinhos ainda chilreavam os primeiros bons dias ao sol que acabava de nascer (alegrias da maternidade).

Modo contínuo, toca de ligar a Sic Notícias, pôr o bebé a arrotar e mudar uma fralda.

Ainda ensonada e com o aparelho televisivo a roncar em barulho de fundo, chamou-me à atenção um directo do referido canal noticioso em plena avenida de Roma, daquilo que me pareceu uma iniciativa de um movimento cívico a favor do Ambiente, no âmbito do Dia da Terra que amanhã se comemora. Um estábulo, uma vaquinha e um tapete de relva ocupavam um lugar de estacionamento, informava-me o directo da SIC. Simbólico e giro, pensei eu. (Que ingenuidade, penso agora).

Depois de levar a filha mais velha à escola, fui tomar o habitual café à Avenida da Igreja. No sítio onde geralmente estaciono a viatura, pimba, lá estava outra vaquinha e o estábulo, não sei se a pagarem parquímetro a peso de ouro à EMEL.

Apressei-me a dizer ao marido, olha, olha, um movimento cívico plantou uns estábulos com vaquinhas na cidade, mas um olhar mais atento fez-me perceber que ali havia vacas e um gato também, escondido e de rabo de fora, bem à mostra, pois o que é que o logótipo da marca de gelados Ben & Jerry's estava ali a fazer???

Ok, ok... Mais um aluguer do espaço público de Lisboa, porque, pelos vistos, só há problema quando é propaganda política e quando é no Marquês (o Paulo Ferrero, também ele madrugador, colocou mais abaixo um recorte de imprensa que nos informa que a Mitsubishi pode alugar Belém para apresentar o seu veículo ecológico, mesmo que o Mosteiro, a Torre, e o CCB sejam efectivamente monumentos nacionais).

Uma rápida visita ao site da Ben & Jerry's - uma marca de gelados que, curiosamente, é contra o aquecimento global, fica-lhes bem, mas até é mau para o negócio se formos a ver -, e fico logo a saber que hoje a marca global comemora 31 anos de existência.

Pois, já está explicado também porque é que os estábulos e as vacas foram plantados hoje em Lisboa, e não amanhã, dia em que se comemora de facto o Dia da Terra...

Bom, e no mesmo sítio da Internet registo também que no resto do mundo, ou pelo menos, EUA, Canadá, a Ben & Jerry's não aluga lugares de estacionamento pago às grandes capitais, optando por oferecer gelados aos munícipes (aparentemente, em Lisboa também, por isso, já que nos alugam o espaço público - que é de todos - em troca de publicidade encapotada de responsabilidade social e ambiental, toca de ir buscar os vossos gelados grátis à loja do Chiado).

Claro que a marca de gelados já ganhou para lá do que terá investido nesta acção de "responsabilidade social": exposição mediática em todos os órgãos de comunicação social, incluindo TV, onde 30 segundos custam uma pequena fortuna.

O que é que Lisboa ganhou? Acho que nada... Mas adiante.

Já que perdi o meu tempo a ver o site da geladaria, aproveito ainda para utilizar o slogan da marca - "Do the world a flavour" -, e deixar mais um pedido ao vereador dos espaços públicos: "Faça um 'sabor' a Lisboa e não esteja sempre a vender o espaço público da nossa cidade".

10 comentários:

Anónimo disse...

Que fundamentalismo, isso até faz mal à saúde..

Anónimo disse...

quando a autora estaciona na rua e coloca uma moeda no parquímetro está a alugar o espaço público.... espero que isto não leva a autora a deixar de colocar moedas...

Diana Ralha disse...

:) a autora não desistirá de colocar moedas - e estacionar onde é legal e não na zina de cargas ou em cima da passadeira/ passeio/ 2a fila.
mas se calhar passará a levar consigo alguns suportes publicitários de multinacionais já que tudo vale, ou então, já sei, grande ideia: vou abri uma banca de venda ambulante no lugar de estacionamento e juro tiro ticket da emel. e claro q chamo logo a sic para noticiar esta iniciativa inédita, inspirada por esta caixa de comentários.\

mas o q importa é mesmo ir comer o gelado de borla ao chiado.

Anónimo disse...

ora, mas esta não é a assessora do vereador António Proa que queria alugar jardins e parques infantis para ganhar uns equipamentos e uns arranjos nos jardins? quem diria!

Diana Ralha disse...

fui assessora de imprensa do Vereador António Proa por 3 semanas sim (algo que habitualmente escarrapacho como declaração de interesses, e que poderá consultar os arquivos deste blogue). e antes disso fui jornalista do público durante 10 anos (tb estou nos arquivos deste blogue nessa qualidade). tb lhe posso deixar as minhas actuais credenciais e as minhas medidas se achar relevante ! (porreiro isto de continuar a ser reconhecida apesar de ter sido a mais breve assessora de imprensa de todo e qq executivo camarário!)

mas olhe, caro anónimo, que está profundamente enganado quanto a quem quis vender o quê... vá ao jardim da estrela e veja quem o vendeu ... ou à praça das flores, por ex... ou lembre-se de dois anos de iluminações de natal... é que são tantos os exemplos...

vou ali procurar uns links para lhe deixar uns refrescamentos de memória e já venho.

Anónimo disse...

ahjahahahahahah

Diana Ralha disse...

http://www.cm-lisboa.pt/index.php?idc=42&idi=34200

http://www.cm-lisboa.pt/index.php?idc=42&idi=34357


http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=691088

e agora quem vende o quê:

http://autoclassicos-lisboa.blogs.sapo.pt/64060.html

http://5dias.net/2008/06/06/privatizacao-da-praca-das-flores/

http://www.petitiononline.com/estegela/petition.html

http://cidadanialx.blogspot.com/2009/04/roulote-do-pancudo-no-jardim-da-estrela.html


http://www.electro-imagen.com/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=610&Itemid=12

Anónimo disse...

Viva Diana fico contente por o teu bébé não te sugar as energias e a tua boa disposição
Provavelmente habituada que estás com o bolsar do teu bébé, tem paciência, e com algumas dodotes vai limpando o bolsar de alma destes anónimos imaturos porque do corpo podre já não se livram!

@Fililpalex disse...

Apesar de não estar de acordo. Adorei a boa atitude da Diana. Às vezes é preciso dizê-lo.

Diana Ralha disse...

Obrigada, obrigada!
Mas olhem que o pequeno bebé suga grande parte das minhas energias. :) a boa disposição é que ninguém ma tira e o bebé até a veio aumentar, claro.
A questão é que estou de licença de maternidade, ou seja, vou vendo mais frequentemente as coisas inacreditáveis que se andam a passar por Lisboa, do que, por exemplo, se estivesse a trabalhar. por vezes, a revolta é tanta que não dá para calar. Tem sido o que tem acontecido...