10/04/2009

"Houvesse mais Zés"

Eu sabia que, se procurasse afincadamente nas entranhas do meu computadorzito, ia encontrar estas fotos da campanha de propaganda política das últimas eleições intercalares à Câmara de Lisboa.

É que eu, apesar de brutalmente desorganizada, vou recolhendo, ao longo dos anos e de forma não metódica ou exaustiva, um sem-fim de tesouros deprimentes de Lisboa, para memória futura, eventualmente para, um dia, compilar e apresentar em forma de "Lisboa, a cidade dos pequenos horrores".

E estes "postais" da cidade onde nasci, de onde nunca saí, da cidade que onde pago a peso de ouro para viver, são já um pequeno grande arquivo de tudo o que me põe de cabelos em pé. A fúria de cartazes de propaganda no Marquês - aliás, em todas as Rotundas - sempre me fascinou e, por isso, tenho aqui esta bonita pérola.

Ora vejam lá o pequeno caos, fruto de todas as cores e credos políticos que se desunham por arranjar um cantinho para o seu outdoor... Hummm... E quem é que está ali mesmo, com o slogan mais egocêntrico de sempre, numa campanha tipo culto de personalidade??? Pois, o Zé, o antigo Zé, agora Vereador José Sá Fernandes.

Já tomei conhecimento que o Vereador Sá Fernandes - que até teve o voto de um membro do meu agregado familiar - diz que quem tem culpa deste cartaz é o famigerado Bloco de Esquerda, que o Zé, cruzes credo, não quer nada com o Marquês, e a gente sabe que sim, porque nos lembramos bem do embargo do túnel, e de tudo mais que ela acarretou - uma pesada factura e meses de atraso.

E acho esplendoroso (não consigo arranjar outro adjectivo) também que o Zé se faça passar por pioneiro combatente à propaganda política caótica na Praça do Marquês, quando o seu antecessor (para o qual, friso, trabalhei por escassas semanas) enviou a mesmíssima carta a sensibilizar os partidos políticos, e - relembro - proibiu, inclusive, durante o seu mandato, todas as telas e outdoors em Praças, Monumentos, Jardins e fachadas de prédios devolutos (algo que a dupla António Costa- Sá Fernandes prontamente voltou a permitir para encaixar o quê? Meia dúzia de milhares euros em ridículas taxas de ocupação que nem para comprar papel higiénico para o Gabinete do Director Municipal do Ambiente Urbano dão???)

Mas o mais delirante é que a indignação quanto ao cartaz de propaganda do PSD no Marquês parta do mesmo homem que permitou que a Praça do Comércio (ela toda classificada) se enchesse de propaganda barata da TMN, mascarada de decorações de Natal; reparem, e este é o mesmo homem que fechou por variadas vezes a Avenida da Liberdade - ela também na zona especial de protecção invocada - para inúmeros interlúdios comerciais; também foi ele que permitiu o fecho da Praça das Flores a todos os lisboetas (incluindo os moradores); isto dá-me pequenas arritmias, juro, foi o mesmo responsável que assentiu que inúmeras fachadas de edifícios classificados - só para citar de cor, Palácio Foz, Teatro Nacional D. Maria - se cobrissem com o rosto de Mourinho na campanha publicitária imbecil da Europe's West Coast, entre tantas outras campanhas menos "patrióticas".

Este é o mesmo vereador que não se insurge contra as inacreditáveis telas de auto-promoção que a CML de António Costa desatou a colocar em tudo o que é fachada a dizer "Aprovado - Obra a Obra, Lisboa Melhora" (toda a Baixa está inexplicavelmente com estas telas; a Avenida da Liberdade também... um pouco por toda a cidade se propagaram como cogumelos, pergunto-me se terá António Costa intimado todos os proprietários desta Lisboa a colocar obrigatoriamente as faixas de propaganda política encapotada do PS), mas antigamente era o Zé, o Zé que trepava pelas paredes com as telas e os totens do executivo de Santana Lopes...

Eu já fui fã do Zé, fãzorra à séria, quando ele era vereador sem pelouro e entupia as caixas de email das redacções a denunciar - um pouco como se faz neste blogue - as flagrantes e mais inacreditáveis escandaleiras desta cidade (tento guardar dele a memória do tipo que se preocupava com painéis de azulejos roubados).

E, no entanto, se eu for a vasculhar no meu computadorzito, os "postais" deprimentes da minha cidade do último ano, são todos da sua autoria.

26 comentários:

Bic Laranja disse...

Olhe que se foi este vereador responsável pelo Terreiro TMN do Paço no Nata passado, também deve ter sido pelo Marquês TMN de Pombal
Com tanto lixo, o Zé que se vá lixar.

Anónimo disse...

O que é importante é que as regras sejam iguais para todos. Se é permitido a um partido tem que ser obviamente a todos.

O Zé está a trabalhar e bem. A proibir a todos os cartazes no Marquês.

O tuga gosta muito de vasculhar no passado. Por isso é que o país não anda para a frente...

Grande Zé!

Diana Ralha disse...

O problema, caro anónimo, é que os cartazes, antes do Zé chegar, eram proibidos em todo o lado... os cartazes, as telas, etc... o tuga tem é memória muito curta.

Anónimo disse...

A incoerência é uma coisa tramada. RocK in Rio, zona ribeirinha, publicidade (não tem feito outra coisa que vender o espaço público, ele esta certo no que diz apenas não tem moralidade para o dizer, não pelos cartazes que lá colocou, mas pela forma piegas como se defende acusando o BE, e pela sua falta de memória em relação ao natal passado ou pela infestação publicitária por parte da CML no presente), em Monsanto parece que também quer fazer umas asneiras, prepotência, facto consumado ...
Vasco G.

Anónimo disse...

Pois é, os cartazes eram proibidos em todo o lado, mas todos punham. Quando há alguém com coragem para fazer cumprir a lei, leva na cabeça de todo o lado. Assim é que se recompensa o mérito: Viva Portugal!

Faz-me muita confusão ver alguém que quer defender Lisboa, a criticar uma decisão que é boa para a cidade, só porque no passado a pessoa que na altura não estava em posição de tomar esta decisão, decidiu para não ser prejudicado em campanha, também lá pôr o seu cartaz. ("Decidiu", é como quem diz... porque duvido que fosse o Zé o quem decidia onde se colocavam os cartazes da campanha do BE...) Quando vasculhar no passado tem um objectivo construtivo compreendo. Agora para combater o que é bom, só o consigo ver como pequenez de espírito.

Quanto a incoerências não há ninguém que não tenha as suas. O problema é que uma coisa é criticar de fora, outra é fazer. Porque para fazer é preciso dinheiro e por vezes fazer compromissos. É curioso que o Zé seja igualmente criticado por fazer compromissos e ser prepotente. Enfim...

A verdade é que neste país, quem não pertencer a um partido leva de todo o lado, mesmo quando faz bem, e principalmente se for honesto.

Zé, estou contigo!

Anónimo disse...

O Zé nunca me convenceu.

Anónimo disse...

onde estava o Zé no Natal das TMN´s?
o Zéjá fez falta e a mim enganou-me.Hoje é um politico que se quer manter no poder. Nada mais. É contra os cartazes porque lhe dá jeito.

Anónimo disse...

O Zé faz todo este alarido com os cartazes porque anda a aguar por se ver nos jornais e tempo de antena. O Zé faz ter aquela vergonha que se tem por quem não se enxerga. O Zé faz pena.

Julio Amorim disse...

"..que o Zé, cruzes credo, não quer nada com o Marquês..."

..que por acaso, também era "Zé", mas jogava noutra divisão..

Virgílio Marques disse...

Pelos vistos o Zé faz mesmo falta. Ele, com ou sem razão, é uma das pessoas mais atacadas aqui. O Zé tem feito disparates atrás de disparates mas está a ser atacado por, no meu entender, ter tomado uma decisão correcta: cartazes fora do Marquês (não devia ficar pelo Marquês. De resto acho que deviam existir apenas alguns sítios onde devia ser permitido colocar cartazes quer políticos, quer de publicidade) O Zé noutros tempos também lá teve um cartaz. E isso é razão para que eternamente se encha a Rotunda de cartazes? O PSD quando era governo queria o TGV - e não só! - hoje é oposição e é um dos maiores opositores do TGV. Não deviam ser assim, mas são assim os políticos. Desonestos, traidores, corruptos, ao sabor das conveniências. Mas não não devemos sê-lo. Sejamos aquilo que eles não são ( há algumas excepções, decerto). Devemos centrar os nossos ataques mais às obras do que às pessoas e não atacar cegamente as pessoas por tudo o que elas fazem! Eu não pararia de atacar, por exemplo, as 2 pessoas que nos últimos anos considero os maiores inimigos de Lisboa: Nuno Abecassis e Pedro Santana Lopes.

Unknown disse...

O problema é que tinhamos, alguns de nós, esperança que JSF fosse diferente. Sou absolutamente a favor da proibição de cartazes em várias zonas de Lisboa e do País. Chega a ser criminoso. O problema é que JSF, por tudo o que fez, tem imensos inimigos e custa vê-lo a pôr-se constantemente a jeito para levar porrada e ser achincalhado. E, infelizmente, tem sido assim muitas vezes desde que chegou ao poder, com o passado que tem não se pode dar ao luxo de fazer tanta asneira. Tomar decisões politicas nem sempre é fácil mas tem que haver um pouco de bom senso e cheira a esturro que até ao natal lá se pudesse colocar todo o tipo de publicidade e agora que são cartazes políticos isso não possa acontecer.

Anónimo disse...

Sinceramente é difícil compreender a razão de toda esta animosidade contra o Sá Fernandes. Até parece que é presidente da câmara.

Sempre gostava de saber qual a catrefada de asneiradas que tem feito. Implementar o plano verde? Resolver o problema do lixo em Lisboa, a começar por apelar ao civismo das pessoas, que é onde reside o problema?

Isto sim são temas importantes e onde o Zé deve e está a concentrar as suas energias.

E já agora, seria bom que quem coloca artigos neste blog. Tivesse o mínimo de preocupação em falar verdade. Porque este artigo bem que podia ter sido escrito pelo Carmona.

Não esquecer que só no fim de 2008 é que Sá Fernandes ficou com o pelouro do Espaço Público. E não, não foi ele quem decidiu colocar a publicidade na Praça das Flores (Embora tenha concordado), não foi ele o responsável pelas iluminações de Natal, é graças a ele que temos um tunel a funcionar e em condições de segurança, se não, provavelmente tinhamos ali um elefante branco onde nem um carro passava.

É triste que alguém com tanta ignorância (caso contrário estaria a mentir deliberadamente) use o seu poder de colocar artigos neste Blog para fazer ataques pessoais baseados em mentiras.

De facto, alguém que de forma independente consegue cativar muitos Lisboetas pelo seu amor e dedicação à cidade, honestidade e trabalho, é motivo de inveja para todos aqueles que estão habituados , e em particular nos partidos, a viver à custa da cunha e do cacique. No fundo, se calhar, têm inveja da sua coragem.

E quanto a isto dos cartazes, no fim de contas, é um problema menor comparativamente a tantos outros.

Anónimo disse...

Ainda há dias, na estação de rádio "RADAR" numa entrista pessoal ouvi JSF a defender a construção á beira rio, desde que se fizessem umas praças. Realmente é estranho com tantos problemas estar aqui a discutir JSF mas ele , hoje , é parte do problema e stá a fazer coisas que tanto criticou.Oxalá não fosse assim.

Anónimo disse...

O Sá Fernandes sempre defendeu a solução das praças à Beira Rio. A visão dele para a cidade pouco mudou. As pessoas e que só conheciam os casos mais mediáticos e não se interessaram por saber qual a visão global dele para a cidade.

Pode não se concordar com muitas coisas do JSF, mas uma coisa é certa: tem uma visão de conjunto e um projecto global para a cidade. Quantos mais que têm o mesmo?

E mais um pormenor. Está na câmara pela cidade e não para se servir e servir outros. Quantos podem dizer o mesmo?

Anónimo disse...

agora se percebe porque defende os contentores e o terminal de cruzeiros.Se estivesse na oposição teria opinião contrária.

Anónimo disse...

É interessante observar que há pessoas de tal modo omniscientes que sabem qual vai ser a opinião dos outros em cada situação. Relativamente aos contentores, a opinião do JSF é estruturada e coerente, ao contrário da da maioria dos seus detractores. O JSF é a demonstração de que ainda vale a pena ir votar.

Anónimo disse...

Proibição no Marquês e não só. A "bela da calçada portuguesa" fica ainda melhor, quando é esburacada para afixação de cartazes, os quais depois de retirados deixam lá o buraco (mais um).
Na zona onde moro, chegam a estar cartazes de 3 a 4 partidos, que dividem os passeios com os carros, restando aos peões a passagem pela estrada.
Luís Rêgo

Anónimo disse...

O zé tem toda a razão na proibição, o problema é que cada vez mais dá a idéia que faz sempre as coisas por interesse, tem perdio a moralidade. É pena mas é assim.Quanto a ir votar o Zé vale hoje menos de metade do que valia, não convenceu ninguem novo e desiludiu muitos dos que nele votaram ou poderiam ter votado.

Anónimo disse...

"...o problema é que cada vez mais dá a idéia que faz sempre as coisas por interesse, tem perdido a moralidade. É pena mas é assim."

Pois não. Não é assim. Gostava de saber porque é que dá a "ideia". Quais são os seus interesses? Quando se dizem coisas destas, há que objectivar. É curioso que anda muita gente a dizer que o Zé haje por interesse, mas ninguém diz objectivamente que interesses são esses. As pessoas não podem é ver ninguém a agir de forma independente. Começam a imaginar mil macaquinhos e maningâncias, porque afinal é nesse mundo que vivem. Votar no Zé hoje vale mais do que nunca, porque ele está a provar que não só sabe criticar e complicar a vida aos corruptos, como sabe fazer. Infelizmente, a quantidade de pessoas no PS que o quer ver pelas costas é muito grande (Afinal sempre é menos um tacho para as sanguessugas do costume). Nos outros partidos também não param de malhar nele, dado ser uma forma de evitar que muitos votos vão para o PS. A meu ver, estas são as verdadeiras razões de ele ser a pessoa mais atacada desta vereação. As decisões do seu antecessor no pelouro do espaço público são-lhe atribuídas, e muitas mentiras são repetidas. Quem quer um país de Liberdade e uma cidade com qualidade de vida, que comece por libertar o espírito e acabe com as acusações difusas e com a mesquinhez.

Anónimo disse...

O Marcos Perestrelo fez-lhe foi a cama bem feita...

BE disse...

O JSF é pura fantasia, nunca levou nada a seria na sua vida,. Uma coleção de disparates engraçados, sem dúvida mas não passaram disso.
Um homem de duas palavras muito do ao Carmona.

Anónimo disse...

"O JSF é pura fantasia, nunca levou nada a seria na sua vida,. Uma coleção de disparates engraçados, sem dúvida mas não passaram disso."

Ah sim? Quais?

Anónimo disse...

Se há razão pela qual o JSF é criticado é por levar as coisas até ao fim: Túnel do Marquês, Parque Mayer, Vale de Sto. António, e por aí fora... é muito incomodo não é? Principalmente para a gentinha que gravita à volta de favores partidários, e cujo grande sonho é fazer carreira a começar numa jotinha, com a incumbência de colocar comentários venenosos e fantasiosos em Blogs. Eu sei que é um pormenorzito de somenos, por isso é que toda a gente se esquece, mas o JSF foi a única pessoa em Portugal a levar uma tentativa de corrupção até ao fim e levá-la a condenação. Eu sei que o caso Bragaparques (Domingos Névoa) já foi há muito tempo, mas se calhar convém não esquecer...

Anónimo disse...

Estes gajos das jotas são mesmo básicos. Assina com "BE" para ver se baralha o pessoal.

Anónimo disse...

Sá Fernandes acerca da publicidade no Marquês:

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1199539&seccao=Sul

Anónimo disse...

Diana,

Não deixes que a revolta não se fique apenas pelo blog!

Envia as fotos também para os partidos. Ssão eles que lá colocam os cartazes!

Aqui vão os mails:
cds-pp@cds.pt
pcp@pcp.pt
bloco.esquerda@bloco.org


http://www.ps.pt/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=49&Itemid=57

http://www.psd.pt/?idc=603

Quem manda nos partidos não lê blogs! Mas pode ser que se começarem a receber mensagens como as que publicaste comecem a mudar!