27/04/2009

Jardim das Francesinhas requalificado até ao Verão

In Público (25/4/2009)
Inês Boaventura

«A Câmara de Lisboa está a promover a requalificação do Jardim das Francesinhas, junto à Assembleia da República, incluindo a renovação das zonas verdes e o restauro da escultura em mármore da autoria de Leopoldo de Almeida que domina o espaço.
Há cerca de um ano, o Fórum Cidadania Lisboa divulgou imagens do jardim na freguesia da Lapa, salientando que este se encontrava "num estado lastimável", com "estatuária suja e vandalizada" e canteiros que "deram lugar a tapetes de pedregulhos". Seguiu-se a comunicação social, que ouviu moradores da zona queixar-se dos graffiti, da destruição do mobiliário e da iluminação insuficiente. Este mês, a câmara iniciou as obras de requalificação do espaço, cuja conclusão deverá ocorrer no Verão. A empreitada inclui a recuperação ou substituição de pavimentos, a colocação de um sistema de rega automático, a remodelação da iluminação e a reparação de muros e canteiros.
A obra contempla a renovação das zonas verdes, "com a necessária substituição de algumas espécies" e a conservação e restauro de todos os elementos pétreos. Entre estes destaca-se a peça da autoria de Leopoldo de Almeida, que, segundo dados da autarquia, foi executada em 1947 e inaugurada em 1949.
O assessor de imprensa do vereador Sá Fernandes acrescenta que "todo o conjunto da fonte e do lago será recuperado com a substituição do sistema hidráulico". O Jardim das Francesinhas é também conhecido por Jardim Lisboa Antiga, por ter recebido uma exposição sobre o tema em 1935, e também vai receber um quiosque com esplanada.
O jardim contíguo à Assembleia da República recebeu a escultura de Leopoldo de Almeida em 1949 »

A verdade é que Sá Fernandes disse em público, por mais do que uma vez, que ali não havia falta de arranjo dos espaços verdes [e como não havia lá, nem há, vasos, pistas ou muros pintados de verde, presumi que se referisse às árvores, à erva (não confundir com relva) e aos canteiros coçados] e que tudo se resumi a pedras e cimento. Bom, parece que afinal os espaços verdes estavam/estão mesmo mal tratados. Valha-nos a todos que é ano de eleições.

P.S.- Já agora, convém reavivar a memória de JSF: há mais de um ano que diz que 'encomendou' os bustos que faltam ao patamar dos decapitados, do miradouro de S.Pedro de Alcântara, 'inaugurado' então com direito a festa na aldeia e tudo.

4 comentários:

Arq. Luís Marques da silva disse...

Essa história dos bustos de S. Pedro de Alcântara, já está a ir longe de mais...
Exigem-se responsabilidades !!!

Anónimo disse...

com eleições ou não, ao menos que se faça...

Por acaso já viram a suposta reabilitação da Praça do Alto de S João?

Plantaram-se árvores é certo (cerca de 10).

Mas nada mais foi feito que colocar novo piso no parque de estacionamento e pintar os lugares. ponto.

è com isto que se reabilita uma praça? mantendo a zona central com estacionamento?

E a restante praça, com estacionamento caótico, piso irregular, poucas ou nenhumas zonas de estadia (as que existem estão degradadas) e ainda se mantêm os carris dos electricos pelo meio de jardim e da estrada (sendo que toda a avenida afonso III foi repavimentada, tapando os carris.

Anónimo disse...

Bem, que o tal jardim tenha chegado ao estado a que chegou mesmo nas barbas da Assembleia da República e da residência oficial do primeiro-ministro diz tudo sobre o país e a capital que temos...

Anónimo disse...

Frequento este jardim desde sempre e após o derrube das árvores (sexagenárias) frondosas e de perfeita saúde bem como o abate dos 4 arcipresres 2 deles em perfeita saúde isto aliado à escandalosa demolição do elemento escultórico ímpar em forma de Chapéu (cogumelo)que para quem não sabe era uma biblioteca.

-..Que moral tenho eu ou outro alguém em dizer a uma criança que não pise a relva ou que não escreva nas paredes..etc-

Os espaços públicos devem ser remodelados, beneficiados etc segundo o uso do próprios utilizadores e não por uma entidade ou projectista qualquer que achou por bem demolir memória de todos nós para colocar banalidades consumistas como é a intenção do quiosque.

Se no jardim da estrela com tanta gente o bar não prospera, então quem querem enganar no jardim das Francesinhas...