21/04/2009

Mitsubishi - Lisboetas podem experimentar carro eléctrico esta quarta-feira

In Sol Online (21/4/2009)
Por Emanuel Costa

«A Mitsubishi põe esta quarta-feira um carro eléctrico à disposição dos lisboetas, que pode ser experimentado na Praça do Império, em Belém. É uma antecipação do modelo que estará à venda em Portugal em 2010

Não polui, quase não faz barulho e tem um consumo de 'combustível' (energia eléctrica), muito reduzido: 1,30 euros por cada 100km. O i-MiEV é a aposta da Mitsubishi no segmento dos carros eléctricos, e pode ser conduzido em Lisboa esta quarta-feira.

Apesar do i-MiEV só estar à venda em Portugal no próximo ano, quem tiver curiosidade em experimentar um carro eléctrico - um de muitos, de várias marcas, que começarão a chegar ao mercado a partir de 2010 -, pode testá-lo já esta semana.

A Mitsubishi está a fazer um roteiro com o carro por diversas cidades europeias (e também de outros continentes), e Lisboa é a próxima paragem. A Praça do Império, junto ao Planetário e ao Centro Cultural de Belém, foi o local escolhido para os ensaios do carro, das 10h às 19h.

O SOL já teve a oportunidade de testar o i-MiEV, tendo o ensaio do mesmo sido publicado na edição de 10 de Abril. É um carro urbano, de quatro portas e quatro lugares, que oferece uma potência equivalente a 64 cavalos e uma autonomia que ronda os 100 quilómetros.

As baterias de lítio podem ser carregadas numa tomada convencional em cerca de seis horas, ou em 30 minutos através de um carregador especial, que existe no Japão mas ainda não está adaptado para a Europa. O preço do i-MiEV, que a Mitsubishi anuncia como sendo o primeiro veículo eléctrico de produção em larga escala, deverá rondar os 30 mil euros.»


Mais aluguer do espaço público? Lá por ser amigo do ambiente ...

4 comentários:

Anónimo disse...

30 mil euros é muito caro...

Filipalex disse...

Estão lixados! Enquanto lhe chamarem carro, o cidadania lx não vai lá. Esta malta é conservadora. Se fosse um cavalo tolerava se a bosta mas como é um carro, mesmo que cheire a flores e sorria, é automaticamente reprovado!

Anónimo disse...

também não vale a pena atirar a tudo que mexe... qual é o problema de se mostrar um carro pelas ruas de lisboa? FUNDAMENTALISMO TAMBÉM NÃO

Anónimo disse...

por favor elucida-nos sobre o espaço que é utilizado nas outras capitais europeias que tantas vezes servem de exemplo.