21/04/2009

Prédios de oito pisos para o Bairro de Campo de Ourique levantam críticas entre vereadores

In Público (21/4/2009)
Ana Henriques

«Dois hotéis vão ser construídos na zona da Junqueira junto às antigas instalações da Feira Internacional de Lisboa


A intenção da Câmara Municipal de Lisboa de autorizar a construção de dois prédios de oito pisos num terreno vazio de Campo de Ourique, na Rua José Gomes Ferreira, conta com a oposição de vários vereadores da autarquia. Apesar de coligado com os socialistas que governam o município, o independente José Sá Fernandes foi um dos que se manifestou contra a ideia, apresentada pelo vereador do Urbanismo Manuel Salgado.
O debate teve lugar na última reunião do executivo municipal, no âmbito do chamado plano de pormenor das Amoreiras, documento que irá ser submetido a discussão pública. [O Bairro de] "Campo de Ourique vai ficar emparedado por estes edifícios de oito pisos", observou a vereadora social-democrata Margarida Saavedra. "Tenho dúvidas sobre estes oito andares a fechar a malha urbana do Bairro de Campo de Ourique", disse por seu turno o vereador José Sá Fernandes. "Meter ali prédios de oito pisos é, de facto, entaipar o bairro", corroborou também o vereador da CDU Ruben de Carvalho, que defende que sejam construídos mais equipamentos sociais na área de intervenção.

Anúncio de demolição
Manuel Salgado alegou que não só os novos edifícios não entaiparão o bairro como serão, de resto, mais baixos do que outros já existentes na Rua Mota Pinto, "com dez a 13 pisos". E anunciou que os antigos prédios de três pisos da Rua Silva Carvalho que a Câmara Municipal de Lisboa entregou à Empresa Pública de Urbanização de Lisboa [EPUL] em 2004 para que esta os reabilitasse - o que acabou por nunca acontecer - deverão, afinal, ser demolidos, "uma vez que estão praticamente em ruínas". Serão substituídos por outros edifícios com a mesma altura. "Se depois serão vendidos ou arrendados é uma opção que a câmara tomará mais tarde", acrescentou Manuel Salgado.
Também na última reunião de câmara foi aprovado o plano de pormenor para a zona do centro de congressos da Junqueira, que prevê a construção de dois hotéis, um no Palácio dos Condes da Ribeira Grande e outro ao lado da antiga Feira Internacional de Lisboa.
A autorização da autarquia para que o hotel venha também a ocupar o logradouro do palácio suscitou algumas críticas, mas não tantas quanto a decisão de permitir, em altura de crise económica, o surgimento de mais duas unidades hoteleiras quando na zona existe já um estabelecimento do género, o Vila Galé Ópera, situado praticamente sob o tabuleiro da ponte 25 de Abril.
O presidente da autarquia, António Costa, explicou que nada podia fazer a esse respeito, uma vez que tinha sido a própria autarquia, em mandatos anteriores, a comprometer-se a licenciar os projectos dos hotéis.
"As pessoas que investem na cidade não podem estar sujeitas a esse tipo de contingências [alteração de decisões de cada vez que mudam os responsáveis políticos]. Senão, nunca ninguém confiará mais na Câmara Municipal de Lisboa", declarou na reunião o presidente da câmara.
A Polícia Municipal de Lisboa isolou ontem parte da Avenida de Berna, como medida de segurança e prevenção de acidentes, devido a uma rotura numa conduta de abastecimento de água. De acordo com fonte do comando da Polícia Municipal, a conduta de água rebentou ao início da tarde de ontem, abrindo um buraco na via pública que impediu a circulação de viaturas e pessoas naquela zona. Contactada pela agência Lusa, fonte da Empresa de Águas de Lisboa (Epal) informou que prestará informações após uma avaliação da situação no local. »

5 comentários:

Anónimo disse...

O Zé vai de certeza embargar essas construções destoantes e atentatórias do equilíbrio do bairro. Eu acredito.

joao disse...

é incrível que os senhores vereadores só se insurjam contra este tipo de contrução nos bairros mais ricos de lisboa, os outros que se lixem

Lesma Morta disse...

O que é incrivel é que o Vereador Manuel Salgado está sempre metido nas salganhadas todas que têm desfigurado (ou tentado) lisboa

Anónimo disse...

Mas que tipo de argumento é o do Presidente da CML! Significa então, Sr. Presidente que o senhor nada vai fazer para emendar erros dos mandatos passados? Então para que vos eleger? Para que servem então os senhores? Para cometer os mesmos erros dos vossos antecessores que depois também não serão corrigidos e contrariados! Que tipo de desculpa é essa? Quando é que vão falar a verdade sobre as vossas motivações? Como se pode confiar nos políticos, como?

Anónimo disse...

A CDU faz milagres