21/04/2009

Quercus formaliza queixa junto da Comissão Europeia sobre ponte Chelas-Barreiro

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza enviou hoje, dia 20 de Abril, à Comissão Europeia uma queixa formal por considerar que o Governo Português estará a incorrer em situação de incumprimento de diversa legislação comunitária na área do ambiente, a respeito da conbstrução da Terceira Travessia do Tejo.

A Quercus entende que "o projecto agora em causa, sendo que apenas será efectivado após 2012, não deixa de colocar em causa o cumprimento de futuras metas de emissão de gases com efeitos de estufa, face às dificuldades já identificadas por agora e dada a insistência na construção de mais rodovias e defendem que “a Comissão Europeia deve equacionar desde já medidas imediatas e cautelares para corrigir as deficiências identificada."


Uma boa notícia!

O texto da queixa na integra pode ser consultado
aqui

10 comentários:

Xico205 disse...

Que estupidez! A Quercus até costuma ser credível mas agora! O tráfego já existe, apenas se vai tirar da Ponte 25 de Abril o que está a mais.

Anónimo disse...

Já leu o EIA e a DIA? É que se reparar no que é lá dito, para além do tráfego que surgirá por indução devido à presença de uma nova alternativa rodoviária, o tráfego que esta ponte vai roubar é praticamente apenas à Pte. Vaco da Gama! Quanto à 25 de Abril, ficará mais ou menos na mesma.

Anónimo disse...

se a quercus quer apresentar queixa então que apresente uma queixa que faça sentido e que tenha possibilidade de ganhar. é óbvio que não vai conseguir provar que a ponte vai levar ao aumento das emissoẽs dos gases de estufa. as metas de emissão são para o país, não são para Lisboa nem para a ponte.

Xico205 disse...

òh senhor Pedro Gomes eu quero lá saber dos estudos que esses idiotas pagos a peso de ouro fazem. Eu vejo o que é obvio. Roubar carros à Vasco da Gama, sim, alguns que se destinem aos concelhos da Moita e Barreiro que vêm da zona norte e oriental de Lisboa. Mas quem vem da zona ocidental de Lisboa para a Moita, Barreiro e Seixal utiliza já a 25/4. Logo o transito roubado à Vasco da Gama é muito menos que o da 25/4.
A TTT vai sim tirar carros à 25/4 a quem tem como partida ou destino os concelhos do Seixal, que é o mais populoso da Margem Sul, Barreiro, Moita e Sesimbra (Quinta do Conde), Palmela e toda aquela região de Azeitão em forte crescimento.

Nos moldes actuais a 25/4 é suficiente apenas para servir o concelho de Almada e a zona norte do municipio do Seixal (Corroios, Amora e Cruz de Pau). A ponte faz falta.

Anónimo disse...

Faça-se o túnel em vez de ponte e assim não se estraga a paisagem e as vistas e ponham-se portagens à entrada de Lisboa e taxas de poluição e congestionamento.

Xico205 disse...

O tunel não faz falta, faz sim a ponte. O Barreiro a Moita e o Seixal têm maus acessos além que a ponte faz falta para o comboio.

Anónimo disse...

Acho que essa ultra minoria de portugueses favorável a essa CRIME chamado NOVA PONTE a deviam pagar do SEU BOLSO.
Incluo nesses portugueses o Bando Sócrates, estes comentadores, e o esquerdíssimo e muito eco Louçã, que também aliás é a favor do TGV, 3ª AE Porto, destruições em Lisboa das promotoras do Grupo Espírito Santo.

Xico205 disse...

Este anónimo podia por o nome: Velho do Restelo.


Já expliquei os motivos porque a ponte faz falta. E já agora acrescento que se querem ter comboio para o novo aeroporto a ponte tem mesmo que se fazer. Por mim eram os Transportes Sul do Tejo que teriam a concessão da ligação do aeroporto a Lisboa com autocarros articulados via Ponte Vasco da Gama. Alias essa carreira já existe, creio ser a 416, levava apenas com um prolongamento de Alcochete ao aeroporto.

Anónimo disse...

Aconselho Xico205 a ler essa passagem dos Lusíadas para conhecer o "honrado velho".
Mesmo com esse desnecessário Aeroporto o comboio que venha pela Vasco da Gama, utilizada a 10% e com 8 faixas reais.
Números são números. Até para as grandes construtoras, afinal os únicos beneficiários destes CRIMES.
Mas volto à minha, paguem do vosso bolso ...

Xico205 disse...

Emigre tem bom remédio! Ou então deixe de pagar impostos, economia paralela é mais rentável, alias é onde a maioria dos portugueses vai buscar a "outra parte do rendimento".