27/05/2009

APROVEITAR GRAFITERS PARA REABILITAR ZONAS VELHAS

«Ideia do PS agradou. Câmara já limpou seis mil metros quadrados
00h30mINÊS SCHRECK
.
Aproveitar os grafiters que ilegalmente espalham desenhos pela cidade, desordenadamente e sem critério, e pô-los a reabilitar muros degradados é uma solução que a Câmara do Porto poderá vir a pôr em prática.A proposta partiu da vereação socialista, mas agradou a Rui Rio. "Há muita sujidade no Porto, há ruas completamente grafitadas. Proponho que a Câmara reúna os grafiters para reabilitar estas zonas degradadas, os edifícios sujos e feios", propôs a vereadora substituta do PS, Carla Miranda, ontem de manhã, na reunião pública do Executivo."É possível trabalhar com esta gente", acrescentou a socialista, considerando que o trabalho pode ser feito em colaboração com as juntas de freguesia. Carla Miranda lembrou, no entanto, que é preciso fazer a distinção entre os grafiters e os que se limitam a assinar nas paredes (tags), como forma de marcar território.Rui Rio achou "interessante" a proposta, nomeadamente no que toca à articulação com as juntas de freguesia. "Embora a Câmara esteja a fazer um esforço para limpar as paredes da cidade, admito que a entrada de novos grafitos seja superior. Pegar nas paredes velhas e dar-lhes uma nova vida parece-me uma boa ideia", reiterou o presidente da Câmara do Porto.De acordo com a informação, publicada no último número da revista oficial da Câmara do Porto, a Direcção Municipal de Ambiente e Serviços Urbanos tem vindo a fazer um esforço em termos de limpeza urbana, dando "prioridade à intervenção na remoção de grafitos que proliferam no espaço público". "Até agora foram limpos mais de seis mil metros quadrados", pode ler-se no artigo. »
in "Jornal de Notícias"
.
E porque não aproveitar uma das novas estações de Metro, para criar a estação do "grafiti", onde painéis definidos, seriam assim decorados?
Ideias, nunca são de mais; é preciso alguém para as aproveitar e pôr em prática...

8 comentários:

Anónimo disse...

boa sorte com os paineis definidos... quem não respeita a propriedade pública ou privada também não vai respeitar os paineis definidos. ideias que em geral funcionam: a) limpar os graffitis assim que aparecem (exemplos: a parede da FNAC no Chiado, a Hermes no Chiado); b) decorar as paredes por exemplo com azulejo ou com "arte" (exemplos: pilares do aqueduto em frente ao Jardim Zoológico; azulejos ao fundo da Infante Santo).

Anónimo disse...

Com sorte, juntam-se todos num sítio e aproveita-se para exterminá-los.

Anónimo disse...

A ideia até que pode ser engraçada.
Podia criar-se uma espécie de espaço dinâmico, ou museu do grafiti.
Aí não me chateava nada.

Anónimo disse...

Sejamos realistas.

Os grafiters não querem regras, querem e quererão sempre grafitar onde isso é irreverência e ilegalidade.

Vem nos livros para crianças.

Lesma Morta disse...

não me incomoda nada a ideia

Victor disse...

Atenção, não confundir graffiters com os parolos que fazem tags nas paredes como aqueles do "filhos da fruta" ou o "amo-te zé manel".
Já os graffiters sim são grandes artistas :)

Anónimo disse...

Trata-se de uma prática corrente em Oeiras. Até agora tem resultado muito bem.

Pedro Soares Neves disse...

Lisboa está a dar os seus passos nesse sentido. Em conjunto com o proceso de reabilitação do Bairro Alto (que tanto precisa) está a ser desenvolvida uma estratégia a médio longo prazo desde Julho 2008 onde já se realizaram por um lado reabilitações integrais de várias ruas do bairro assim como conferências, debates, reuniões participativas, exposições e um espaço permanente na calçada da glória. todas as infos aqui: http://grrau.blogspot.com/