22/05/2009

Biblioteca de Alvalade tem projecto em curso

Projecto de 2005 está a ser revisto devido às alterações introduzidas na legislação
A Câmara de Lisboa espera lançar até ao fim do ano o concurso para a construção da nova biblioteca de Alvalade, que esteve para avançar em 2005, mas não foi concretizado.
Situada na Rua de Teixeira de Pascoais, a biblioteca encerrou no princípio deste mês devido ao "risco de queda de materiais da cobertura e das paredes", explicou o director municipal de Cultura. Francisco Motta Veiga sublinhou que a degradação do espaço, "uma espécie de armazém com péssimas condições", se vinha acentuando há anos, estando agora "sem um mínimo de dignidade". O director municipal garante que, ao contrário do que afirma o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, o fecho só foi ordenado quando se concluiu existirem meios para "minimizar" o impacto da decisão e "perspectivas de futuro minimamente consolidadas". A Câmara vai rever o projecto de 2005, que contemplava a construção de um edifício de três pisos para a biblioteca, a junta de freguesia e um centro de dia. Motta Veiga diz que até ao fim do ano estará pronto para ir a concurso. A freguesia ficará assim privada de biblioteca durante "um ano e meio seguramente".
In Público

4 comentários:

João Paulo Lena disse...

Teixeira de Pascoaes e não Pascoais.

Maxwell disse...

hmmmm. Não conheço as condições da antiga biblioteca nem do novo projecto mas, desde quando é que 'degradação do espaço' pode servir como pretexto para fechar um serviço público como uma biblioteca? Nunca ouviram falar em Obras de Recuperação que se devem realizar de pouco em pouco tempo para evitar uma degradação do espaço e uma acumulação de problemas do género?

Anónimo disse...

Conheço muito bem a biblioteca de Alvalade. O nível de degradação justifica o encerramento, que só peca por tardio. Neste caso, fazer obras de recuperação não seria uma boa opção porque o actual edifício não tem as valências minimas para que aquele barracão possa ser considerado uma biblioteca pública.

Inês disse...

Neste caso é mesmo Teixeira de Pascoais. É assim o nome da rua, tal como indica a placa colocada no local