07/05/2009

Câmara de Lisboa vai procurar situações de «deficiente cobertura» da Carris

In Sol Online (7/5/2009)


«A Câmara de Lisboa aprovou hoje por unanimidade uma proposta do PCP que determina o levantamento das situações de «deficiente cobertura» dos serviços de transportes públicos, nomeadamente após a aplicação da segunda fase da Rede 7 da Carris

Esse levantamento, a realizar pelos serviços da autarquia, deve dedicar «especial ênfase», nos «períodos nocturnos e de fim-de-semana».

Um relatório «detalhado» deverá estar concluído até ao final de Junho, de acordo com a deliberação.

Os vereadores acordaram ainda, por unanimidade, «incumbir a Câmara para, com a Carris e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, avaliar e encontrar as soluções apropriadas para as limitações de mobilidade na cidade» que sejam a ser identificadas no relatório.

Após a aplicação da segunda fase da Rede 7 da Carris, em 2007, «várias zonas encontram-se ainda privadas de transportes públicos nos horários nocturnos e fins-de-semana, nomeadamente o Bairro Padre Cruz, em Carnide, Bairro da Boavista, em Benfica, Bairro da Quinta do Lavrado, em São João, Bairro das Laranjeiras, nos Olivais, e todo o eixo Areeiro-Aeroporto».

Há bairros nos quais «não circula uma única carreira no seu interior», aponta a deliberação camarária, nomeadamente o Bairro da Bela Flor, em Campolide, e o Bairro das Galinheiras, na Ameixoeira, entre outros.

Segundo a deliberação, há «inúmeras reclamações relativas a horários das carreiras de autocarro e dos longos intervalos de passagem, com especial incidência nos períodos fora das horas de ponta, com tempos de espera a rondar os vinte minutos, em muito superiores aos apontados na proposta de renovação da Carris».

O executivo municipal aprovou também, com a abstenção do movimento Lisboa com Carmona, uma proposta dos Cidadãos por Lisboa para a disponibilização de uma lista de edifícios devolutos da cidade 'online'.

A deliberação determina ainda que seja apresentado à vereação um programa de reabilitação de edifícios devolutos, já elaborado pelos serviços da autarquia.

Os Cidadãos por Lisboa fizeram ainda aprovar, com a abstenção do movimento Lisboa com Carmona, uma deliberação para que os serviços da autarquia estudem, em parceria com a Junta de Freguesia da Encarnação, a possibilidade de abertura de um parque infantil no Bairro Alto.

Lusa / SOL»

2 comentários:

Xico205 disse...

Que notícia tão falsa... Os jornalistas publicam todos os bitaites que ouvem sem apurarem a veracidade dos factos, profissionais da tanga!

Carreiras com serviço nocturno:

Bº Padre cruz é servido à noite pelas 47 e 205.

Galinheiras pelas 17, 106, 108 e 207.

Bº da Boavista: 729, 750, 202 e 204.
Bela Flor a 50 metros, 702, 723, 742, 202 e 203.

Quinta do Lavrado a 100m: 35, 720, 742, 203, 206 e 208.

Quinta das Laranjeiras (em vez de bairro), tem à porta do Olivais e Moscavide o 28, 759, 208 e 210.

Eixo Areeiro - Aeroporto tem entre as 22 e as 24 diversas carreiras da Rodoviária de Lisboa e durante toda a madrugada a 208 da Carris.

É mais facil mandar bitaites a falar mal que fazer uma coisa construtiva!

Xico205 disse...

O melhor que podiam fazer é voltar a ter de meia em meia hora o intervalo entre circulações da Rede da Madrugada, embora seja para os autocarros andarem a passear vazios.

Metiam lá as mercedes Sprinter que sempre têm consumos mais baixos e puxam os motores que estão presos de andarem sempre em bairros historicos.