08/05/2009

Edificio COMPAVE ?


Esta foto foi retirada do site panoramio.com. Refere-se a um palacete que está degradado na Av.Fontes Pereira de Melo em frente ao Forum Picoas. No mesmo quarteirão resistem ainda imóveis bastante bonitos do inicio do séc. XX. Será que vão construir este edificio no local ?

31 comentários:

Anónimo disse...

nunca mais se falou nisto...

Anónimo disse...

acho muito interessante...ficava ali bem...

um parvo qualquer disse...

Este projecto é antigo, devo admitir que os julguei mais informados. Há alguns sites obrigatórios para defender a nossa cidade enquanto as ideias ainda estão no plano da parvoíce. Deixo-lhe aqui um exemplo de base de dados:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=380737

Há outros sites, é uma questão de pesquisar "projectos lisboa".
Divirta-se mas previno-o, algumas imagens não são para pessoas com problemas de coração.

Cumps.

Anónimo disse...

Se este projecto for permitido é a porta aberta à destruição dos poucos exemplares de arquitectura do séc. XIX e princípios do XX que subsistem nesta avenida e na zona.
Muito cuidado senhores da CML!

Anónimo disse...

Esse projecto devia ser colocado em prática. Seria um símbolo para a cidade!

P.s: claro que esse projecto já foi chumbado à muitos anos e como sempre Lisboa continua estagnada no tempo.

Anónimo disse...

(...) se compararmos esta proposta - que pelos vistos ficou no papel - com essa outra, que acabou por ser construída, mais ao fundo da praça do Saldanha, com uns arrebiques/tiques pasteleiros, pós-modernistas, mas cujo balanço é descolorido (no sentido figurado e...literal) é caso para dizer que...só nos resta regozijar c/ a irreverência da Catarina Portas, mais os seus quiosques e, por sinal, certeira opinião acerca do que deveria ser o porto de LX ;)

AB

Diogo Moura disse...

SOu totalmente contra. Para além de descaracterizar (ainda mais) a Av. Fontes Pereira de Melo, vem também criar, nos primeiros 2 pisos, outro centro comercial.

Para quê mais um nesta zona? Senão atente-se:

1 - Picoas Plaza: metade das lojas fechadas e sem movimento;
2 - Saldanha Residente: lojas a fecharem;
3 - Imaviz: cada vez menos clientes;
4 - Atrium Saldanha: consegue manter um nível satisfátório;
5 - Monumental Dolce Vita: idem o 4.

Acresce o facto de que a maior parte de visitas dos últimos 3 deve-se à zona de restauração.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Estudo de ventos causados pela "plantação" destes "pirolitos", sem o devido cuidado, alguém sabe o que é?
Eu, não sou absolutamente contra estes edifícios, até porque podem servir para conter em si, os m2 que se podem salvar noutros locais ( compensações previstas - perequações, em sede de PP's, etc), mas é necessária a devida cautela com o local escolhido para a sua implantação, bem como com a forma, para não criar o insuportável pesadelo, que se vive na esquina do IMAVIZ.
Aqui, definitivamente não concordo.

Anónimo disse...

No inicio do blogue estão os objectivos do mesmo, que passam não só por "aplaudir, apupar, acusar, propôr e dissertar " sobre o que existe mas também sobre ideias que podem nem passar do papel. Para os que têm dificuldades na compreensão da lingua portuguesa, proponho uma leitura mais atenta, e após a mesma, comentários mais apropriados. Neste caso discute-se uma ideia, mais concretamente, uma ideia de imóvel num determinado local.

Anónimo disse...

a ideia está em banho maria por causa da crise.

estão em projecto outras torres, para o parque das nações, que tb ficaram paradas.

não sou contra torres em lisboa, até porque geram atractividade.

O parque das Nações ou as grandes vias são execelentes para estes empreendimentos.

Agora, sacrificar a cidade existente é que não!

Anónimo disse...

Sem dúvida, fazer novo tudo bem, mas á custa do património não!
Xô abutres!

Anónimo disse...

Bem bonito, venha ele !

Paulo Ferrero disse...

O pior não é tanto o projecto mas o que está por detrás deste abandono deliberado de um quase quarteirão, que devia ser protegido, não só por constituir uma 'ilha' urbanística, num remate sui generis de uma praça e de uma avenida, e que tem como centro nevrálgico uma casa espantosa arte nova, mas que indicia desde o seu início trafulhice da grande:
- abandono deliberado de 3 edifícios;
- demolições de interiores sem autorização;
- fogo posto;
- desmantelamento das janelas, etc.
- telões tapando e permitindo mais adulterações;
- incumprimento de notificação para obras coercivas.
Tudo como dantes, mude quem mudar. Porquê? Investiguem!
Já quanto ao projecto, pois este até tem menos impacto do que a torre de Boffil, nem tem o tal de heliporto, mas é muito mais feio.
Podem dizer desde já adeus ao edifício de gaveto...

um parvo qualquer disse...

Se o anónimo das 3:23 se estava a referir a mim, se calhar ele é que tem dificuldade na interpretação da língua portuguesa. Tenho este blog nos meus favoritos há algum tempo e sou contra este projecto. Mais alguma dúvida?
Se não, um bom resto de 2009.

Anónimo disse...

A única coisa desenquadrada é aquele mono velho que está por lá a apodrecer visto que ninguém lhe pega, ali mesmo ao lado do Sheraton, do edifício da PT e do Saldanha.

Quarteirão a apodrecer? Podre já ele está há muito tempo. De um prédio já só existe a fachada, três estão à espera de cair, e o meio do quarteirão é um grande… parque de estacionamento! Que cidade tão evoluída nós temos, mas o que interessa e deixar tudo na mesma, mais uns aninhos, assim, podre.

João V. disse...

Resta saber se a Casa Museu Anastácio Gonçalves alguma vez teria acesso a um raiozito de sol.

A favor do projecto joga o facto de ser assinado por um arquitecto já premiado com um Prémio Valmor por um edifício a alguns metros de distância.

Enfim, tem prós e contras.

João V. disse...

Já agora, aconselho uma vista de olhos à discussão em torno da torre na caixa de comentários que está em http://lx-projectos.blogspot.com/2006/09/torre-compave.html. Pelos vistos há uns fanáticos por torres por aí. Deve haver gente a querer torres muito altas por motivos semelhantes aos que levam os homens a querer carros de grande cilindrada. Parece uma competição com fita métrica.

Anónimo disse...

Se há fans da perservação de edificios antigos, também há certamente fans da edificação de torres por tudo o que é sitio, dizem que em democracia é assim.

Anónimo disse...

cromo 1:«Estudo de ventos causados pela "plantação"destes "pirolitos", sem o devido cuidado, alguém sabe o que é?»...ó seu picuinhas de uma figa, que se não são os mm de macadame são os ventos, ou, em mais uma tentativa de brilharete tacanho, umas quantas pesporrências perequativas...

apre, só à bengalada - você já leu o Eça?

cromo 2: «Já quanto ao projecto, pois este até tem menos impacto do que a torre de Boffil, nem tem o tal de heliporto, mas é muito mais feio.»

hein, como? importa-se de se explicar...é que este projecto é o do Bofill!? ou ele propôs para ali dois? c/ ou s/ heliporto...he, he!

AB

HOMOSAPIENS disse...

Esse projecto já não vai avante, existe outro mais pequeno e sobretudo menos empulgante do que esse.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Sr AB, esconder-se atrás do anonimato, para poder adjectivar as pessoas, lá no "Eça", tem um nome; tentar ridicularizar ideias, argumentos ou aspectos técnicos, com uma prosa, com tiques de intelectualidade, mas que não passa disso mesmo, também lá pelo "Eça" lhe dão um nome.
Eu por mim, só lhe desejo felicidades e que continue a tentar pôr-se em bicos dos pés...

Maxwell disse...

Um edifício deveras interessante mas não na zona onde é. Existem zonas mais para os subúrbios com aquelas construções horríveis dos anos 70-90 que bem mereciam vir abaixo. Mas não no centro de Lisboa no dos poucos edificios que resta de beleza mais antiga em Lisboa. Em New York City foi aprovada nos anos sessenta se não estou em erro uma lei que PROÍBE a demolição de edifícios dos anos 40 e posteriores, de grande valor arquitectónico para a cidade, isto depois da demolição do edifício Singer (uma beleza di início dos anos 20). Será que aqui, ao fim de tantos anos e atrocidades arquitectónicas ainda ninguém se lembrou de fazer passar e executar uma lei similar? Fica a proposta no ar.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Maxwell, nos EUA todos sabemos que o dinheiro fala muito alto, como aliás por quase todo o mundo ocidental. Acontece, que a par desse culto pelo dinheiro, têm de base uma educação cultural, que faz como que o equilíbrio entre o que se deve fazer e aquilo que dá lucro.
Mas também eles já perceberam, que até económicamente, a preservação do património construído, é nos dias de hoje, uma fonte de rendimento e de factor geracional de divisas, provocado pelo maior afluxo turístico.
Nos dias de hoje, já não cabe na cabeça de um americano médio, saber que se gastam milhões com a aquisição de obras de arte e por outro lado, permitir a destruição de algo que é único e que faz parte da sua própria história.
Só por cá é que os pensadores modernos, que já são arcaicos, é que ainda defendem que a cidade, para ser dinâmica, evoluída e moderna, tem que estar permanentemente, a substituir o edificado existente por coisas novas.
Quando é que alguém nos livra desta "camarilha" desgastada, antiquada e presa a interesses dúbios, para ver se ainda conseguimos salvar alguma coisa da memória de Lisboa?

Anónimo disse...

Sim, ficaria bem na Póvoa de Santo Adrião, juntamente com os respectivos apreciadores da coisa.

Zorro disse...

esse render á antigo, o aspecto actual do edifíico é diferente. Procurem no blog lx-projectos

Anónimo disse...

Um edificio interessante mas nao no sitio proposto. Este tipo de arquitectura na Europa costuma ter o seu lugar proprio nos arredores dos centros das cidades e nos suburbios. E nunca a custa de edificado antigo. Aqui na Holanda eles andam a demolir os edificios dos anos 70 e 80, nunca passaria pela cabeca de ninguem demolir edificios do sec. XIX ou da primeira metade Sec. XX.

Anónimo disse...

Já acabaram com a praça do Saldanha e com boa parte da FPMelo, de facto agora é fazer esse mono para acabar de vez com tudo aquilo....
E já agora fazer um mega parque de estacionamento para que os milhares de pessoas que trabalharem ali não se terem que misturar com a ralé no metro e nos autocarros.
Afinal carro de serviço é para andar todo o dia - por mim até fico contente porque aprecio muito passar de bicla pela FPMelo em segurança dado que os carros estão todos estáticos nas filas de trânsito.
Isto não é progresso é destruição de património e identidade cultural - qualquer dia estendemos a lógica de subúrbio ao centro da cidade e ficamos com cidades tão interessantes como os subúrbios - estive nos EUA por duas vezes e sinceramente não tenho vontade nenhuma de lá voltar, a lógica de edificação de cidades deles e dos subúrbios torna tudo aquilo de interesse cultural e arquitectónico quase nulo....Já para não dizer que mesmo do ponto de vista de sustentabilidade económica é o que se está a ver....
Se calhar fazem esse mono com uma injecção de dinheiros públicos anti-crise!

Anónimo disse...

Deviam no construir! è perfeito para aquela zona e iria reformular aquele quarteirao. Lisboa parece uma aledeia grande com vivendas em todo o lado. ACORDEM meus senhores.
Lisboa merece algo assim. Madrid já vai nos 250m. este so tem 100. e quase igual ao sheraton. è por pessoas assim q portugal nao avança.

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo...
Na minha opiniao acho que o projecto deste edificio só vai trazer vantagens...Para além disso nao fica ali mal apesar que o condominio ao lado vai ficar com a vista em direçao á maternidade redusida a milhares de pedaços de vidros.Apesar de tudo acho que se devia ir com o projecto para a frente.Para além de tudo moderniza de certa maneira esta Zona. Para as pessoas que acham que este edificio fica ali mal e descontextoalizado com os restantes edificios da avenida:Ja repararam que um pouco mais afrente, na praça do Saldanha, existe um novo edifio a vossa direita. Apesar desse n ser tao moderno, choca muito mais junto akeles edificios do que este junto ao Dolce Vita, Sheraton, Saldanha Residence,...Apesar de tudo acho k estas Zonas tÊM que ser modernizadas senão n andamos para a frente...

ze ninguem disse...

Sou a favor. Ficava de longe melhor naquela zona que a tal ruina. Predios a ruir ja temos a mais. Agora uma ruina ao lado do sheraton... Por favor!!! Precisamos de algo para nos devolver um pouco do nosso orgulho. Um simbolo de modernidade como esta seria perfeito.

Anónimo disse...

Gostava muito que fosse construído, pelo que eu vi não está mal enquadrado visto quem tem um outro edifício alto a beira, e além disso é bonito e dava um toque de modernidade e civilização a cidade