01/05/2009

Mapa das linhas da Carris para levar no telemóvel

Algo que fiz e que dá um jeitão, uma imagem de 800kB com uma versão comprimidinha do mapa da Carris que há em todos as paragens para levar sempre no bolso. Aqui.

E vale sempre a pena lembrar duas páginas com simuladores para o melhor modo de irmos de X a Y, à hora H, de transportes públicos: Transporlis e Google Transit Lisboa. A segunda é muito mais simples, flexível e rápida, mas apenas conta com o Metro e a Carris. A primeira tem todos os transportes da Área Metropolitana.

7 comentários:

Xico205 disse...

Acho que faz bem andar com isto. Eu não preciso porque tenho esse mapa fixado à muitos anos, conheço todas as carreiras de transporte publico de cor e praticamente todas as ruas em Lisboa e algumas da periferia, mas para quem não sabe (o que é normal) acho que faz bem andar com o mapa e divulgá-lo, concerteza será util a muita gente.

Filipe disse...

Boa, Miguel Carvalho!

Esteban disse...

A ideia por trás do transporlis.sapo.pt é sem dúvida boa. Mas tem vários problemas:
- não é nada fácil de utilizar, tanto que se chega a desistir. Porque não actualizar para algo parecido com o Google Maps ou o mapas.sapo.pt?
- as pesquisas muito dificilmente retornam o resultado que esperamos.
- os dados não estão actualizados, por exemplo onde estão os horários do eléctrico 15?
- faltava um interface compátivel com telemóveis
- o email de contacto já não existe...

- O único problema do Google
Maps Transit é de facto que só contempla Carris e Metro. Quando se contacta outros operadores (CP ou Vimeca) obviamente que não obtemos respostas. Penso que é porque os operadores não entendem a importância de disponibilizar informação aos utentes.

Xico205 disse...

...no entanto nos sites da CP e Vimeca tem lá toda a informação sobre percursos e horários!

Anónimo disse...

pena que o mapa seja tão mau.

as cores confundem-se, não há clara compatibilização com o mapa real da cidade, nem com os restantes transportes públicos.

Venha a autoridade metropolitana para obrigar todos os transportes a terem mapas dos outros transportes.

Não se compreende que qualquer uma das empresas transportadoras quer ganhar clientes se não se junta ás restantes

Xico205 disse...

"nem com os restantes transportes publicos"... Ora no mapa vejo assinaladas as zonas onde há estações de metro e ligação a autocarros suburbanos, de medio ou longo curso. Depois é a tal coisa este mapa é util a quem raramente anda de transportes publicos, caso contrário sabe-o de cor. Logo isto é um mapa turistico apenas dos transportes de Lisboa, ali apenas estão referidas as localidades suburbanas que são servidas pela Carris. Como nunca vi um turista no Colegio Militar a apanhar autocarros para Famões nem nenhum na Gare da Oriente a apanhar um autocarro para Unhos, presumo que essa informação não seja relevante. Acho que se contam pelos dedos quem tenha ficado prejudicado por essa falta de informação.

Anónimo disse...

No mapa dos autocarros ainda nao tem o novo Hospital CUF Tejo, ainda só assinala o velho Hospital CUF Infante Santo...