07/05/2009

O Novo Museu dos Coches em dois artigos da revista da ATL


Artigo de Vítor Costa



E-mail de Luís Raposo

4 comentários:

Anónimo disse...

Dr. Vitor Costa,

de arquitectos de renome internacional está o inferno cheio. Relembro, só como pálido exemplo, um artigo publicado neste espaço onde se descobre que as grandes obras de Paris, assinadas por arquitectos internacionais, são ainda muito mal aceites pelos parisienses. Não falar de Lisboa ou Portugal, salvo honrosas exepções.

Ferreira arq. disse...

(http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9485697.html)

"Museus: IMC abriu concursos para colocar 131 vigilantes em museus e palácios nacionais carenciados
...
A polémica tem sido recorrente nos últimos anos, e alguns museus decidiram até pelo encerramento temporário de salas de exposição por falta de vigilantes, como os casos do Museu de Arte Antiga e do Museu do Chiado, ambos em Lisboa.
...
Numa época de crise e de restrições financeiras, com implicações nomeadamente nas programações dos museus, segundo Bairrão Oleiro, "a resolução da questão dos recursos humanos foi prioritária" para o IMC.
...
"A suborçamentação dos museus vem desde o início dos anos 1990 e afecta várias áreas. Eu gostaria de aceder aos pedidos dos directores dos museus para a área da programação, que continua a ressentir-se, mas considerei prioritário solucionar a falta de vigilantes", sustentou, comentando que, "com menos recursos, é preciso fazer opções"."

Dá para concluir:
Museus fechados por falta de pessoal!!! Restrições financeiras desde 1990 nos Museus que existem!!! Área da programação sem condições económicas para ser desenvolvida!!!
E há aí trinta e tal milhões para desbaratar sem necessidade???
para fazer um museu enorme, esbanjador, energeticamente ineficiente, com mais de 15.000,0m2, completamente o oposto do que se faz agora por toda a Europa, onde se reabilita o existente e se racionaliza a relação investimento/custo ambiental...

E pensam aqui esbanjar agora e programar depois as poupanças???

Não sabem o que fazem...

E ainda trazem a público explicações dilatórias para justificar a incompetência e a inadequação do actual estado da aposta turística em Portugal.

A salvaguarda e valorização do nosso património e cultura são a mais-valia do turismo, que fazem a diferença para trazer cá as pessoas. Isto não tira que se façam edifícios novos, desde que devidamente justificados e adequados, não preterindo o melhor património que temos.

Ainda por cima uma jóia preciosa como o nosso actual museu dos coches, que devia estar classificado como património mundial, tal a quantidade de visitas que recebe de todo o lado, pela diferença de tudo aquilo que existe no mundo com estas características.

Dizem lá fora que nós estragamos mais que aquilo que aproveitamos... É verdade.
Não estraguem o museu dos coches.
Nem procurem desculpas esfarrapadas para o fazer, já que tal atitude apenas pode ser entendida como CRIME! É um atentado contra a cultura e património de um povo!

E qual é o móbil deste crime? Quem vai ganhar com ele? Quem tem falta de cultura e de conhecimentos nesta área para o cometer? Quem está tão pouco interessado em tirar partido desta jóia, e quer construir mais um "pirolito" que se pode construir em qualquer lugar ou país?
Isto é transformar o especial em vulgar.
É o que se tem feito com o turísmo neste país, onde nem sequer se tem tirado o partido devido da orla costeira, com a inerente mais valia no PIB, tal com apostaram os nossos vizinhos Espanhóis, mesmo aqui ao lado, numa aposta metodológica do governo central e das províncias, devidamente legislada.

Não nos envergonhem.

Anónimo disse...

Ninguém visita as zonas suburbanas e modernas das cidades europeias. Qualquer agência de viagens apresenta os centros históricos e paisagem natural como locais de interesse.
Caramba não é dificil perceber!
Têm alguma dúvida sobre a meia dúzia de gatos pingados, dinosauros e ressabiados, falsos e demagogos anti fascistas, alguns incompetentes capitães que iram visitar a fundação saramago ou o aljube?
Dêem às pessoas aquilo que elas querem, o passeios seguro pelos bairros populares, fomentem o comercio nesta zonas (e não lojas de asiaticos com pelintresses turisticas) com produtos naturais, como o Kiosque, ou a loja na Rua Anchieta é isso que os tristas querem e procuram.
Estão se todos nas tintas para a cama e os chinelos do saramago, assim como da estupidez dos otelos ou de casamentos com fadistas.
Abram a pestana e deixem-se de frescuras ou vão todos ao fundo!

Anónimo disse...

Quem é o burro que anda a querer acabar com o actual museu dos coches?
É esse tipo da foto?
O malandrim que quer fazer isso nunca lá deve ter ido, nem lá deve ter levado os filhos, nem viu lá a quantidade de estrangeiros que lá veêm visitar "aquele" museu?
Que vão dar cabo da casa deles e do património que lhes deixaram os da família deles.
Deixem estar o que está bem e façam coisas novas sem estragar dinheiro, poupem o dinheiro do povo como se fosse deles.
Não sabem o que andam a fazer ou quê? Alguem se anda a querer aproveitar no meio desta treta...