07/05/2009

Uso de filtros de partículas em veículos pesados pode contribuir para melhorar

«Lisboa, 06 Mai (Lusa) - Melhorar a qualidade do ar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto através do uso de filtros de partículas nos veículos pesados é o objectivo do protocolo assinado hoje na capital.

Esta é uma das medidas do protocolo assinado entre a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), bem como da zona Norte (CCDRN), e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres com a Pirelli - Eco Technology.

O protocolo visa a aplicação experimental de um filtro que a Pirelli produziu, considerado como "altamente eficiente" pelo presidente da CCDR-LVT, em declarações à Lusa.

De acordo com António Fonseca Ferreira, a actual movimentação de veículos nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, poderá trazer "repercussões negativas para a saúde" dos seus habitantes, sendo assim "urgente a necessidade de sensibilizar os agentes poluidores para esta questão".

A necessidade de "restringir a entrada de automóveis nas cidades" é um dos objectivos que a CCDR tem vindo a defender e a aprovação deste protocolo torna-se "fundamental" para tentar melhorar a qualidade do ar em zonas onde os níveis de poluição "são superiores ao valor-limite".

Uma das medidas que constam no protocolo, homologado pelos secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, para tentar "contribuir para uma melhor qualidade do ar" é a oferta de alguns filtros a vários operadores de transportes de veículos pesados pela empresa Pirelli.

Humberto Rosa disse à Lusa que a fase de experimentação pretende mostrar aos responsáveis se os filtros têm "potencial" para a "diminuição de partículas poluidoras" nas grandes cidades e informá-los acerca de financiamentos do produto.

Na cerimónia houve uma demonstração pública do uso destes filtros num veículo para haver uma "melhor percepção da importância e da contribuição" desta medida na sociedade.

Fonte: Agência LUSA»

17 comentários:

Julio Amorim disse...

Talvez seja bom relembrar que partículas há muitas. Para onde é que vão os pneus e os travões que "desaparecem" aos poucos ?
E filtro para isso...nix !

Anónimo disse...

Sim. Mas se está a dizer que por não haver um "fltro" para as partículas que ficam na estrada e sofrem ressupensão, então não se deve colocar filtros de partículas ao nível dos escapes, a lógica parece-me um pouco... estranha.

Em relação às partículas que vão ficando na estrada, o reforço da lavagem dos pavimentos em zonas mais críticas ajuda a diminuir a sua ressuspensão.

Anónimo disse...

A utilidade destes testes com filtros de partículas (não envolvem apenas a Pirelli, também estão envolvidos dois outros fabricantes: uma empresa Dinamarquesa - a Dinex, e uma empresa Portuguesa - a Camprovis. Os protocolos com estas duas empresas serão também brevemente assinados).

Em termos gerais, os testes têm como objectivos:

1) Monitorização, por um processo expedito, do desempenho dos filtros de partículas na redução da emissão dos veículos pesados;

2) Teste de eventuais alterações no desempenho operacional dos veículos, tais como potenciais alterações no consumo de combustível;

3) O apoio à análise de decisão na aquisição/instalação dos filtros;

4) Teste da fiabilidade da medição de opacidade em centros de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), quer para efeitos de monitorização do desempenho dos filtros, quer para o contributo para eventual processo de fiscalização;

5) Promoção e divulgação deste tipo de tecnologia junto dos potenciais utilizadores destes equipamentos.

Vamos ver como serão os resultados. Da minha parte, espero que esta iniciativa seja mesmo um sucesso.

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Julio Amorim disse...

A única coisa que pretendia dizer é....MENOS TRÁFEGO desse tipo!

E depois da "lavagem"....as partículas vão para donde?

Xico205 disse...

para a sargeta, e seguem pelo esgoto para a ETAR.

Com as sucessivas normas Euro, essas particulas são cada vez menos e com a renovação de frota qualquer dia todos os pesados cumprem as normas Euro de emissões poluentes. Actualmente os veículos novos já vão no Euro6.

Anónimo disse...

Águas da sargeta tratadas deves estar é com os copos.

Anónimo disse...

E tu pouco informado...

Anónimo disse...

Então ó informado deixa aí o link que comprove que as águas da sarjeta são tratadas. Não confundas com a água que sai do teu autoclismo.

Anónimo disse...

procura tu que eu não tenho a tua vida

Anónimo disse...

Então já sabes se despejares o penico na sarjeta, o pirolito na Cruz Quebrada vai saber a *****.

Anónimo disse...

Os esgotos da minha zona vão para Alcantara depois de serem tratados na Av. de Ceuta não vão para a Cruz Quebrada.

Os camiões da lavagem de ruas já receberam ordem para ir abastecer os tanques à ETAR de Chelas.

Anónimo disse...

Tinha alguma lógica o esgoto municipal de Lisboa ir para o concelho de Oeiras???!!!!!!!

Anónimo disse...

Quem não sabe inventa. Imaginem um dia de fortes chuvas por toda Lisboa e essa quantidade de água ir para "tratamento".

Anónimo disse...

Tu é que já ias para tratamento no Julio de Matos

Anónimo disse...

Ó informado parece que os teus argumentos já acabaram.

Anónimo disse...

...também os teus!