14/07/2009

Monsanto

O Guia dos Parque, Jardins e Geomonumentos de Lisboa inclui um texto interessante sobre o emagrecimento de Monsanto do qual é possível extrair a seguinte cronologia:

1938 Inicio da florestação de Monsanto
1943 Construção do Bairro da Boavista (provisório)
1945 Construção do Bairro do Caramão da Ajuda
1952 Ampliação do Bairro de Caselas
1952 Construção do um centro emissor da RTP num local para o qual estava previsto um monumento/miradouro a Duarte Pacheco
1955 A Força Aérea instala-se num espaço para onde esteve previsto um anfiteatro
1957 Novo emissor desta vez da Força Aérea onde seria o centro de desportos e ainda a construção do Bairro da GNR
1961 Criação do parque campismo
1971 Construção de um Bairro para os funcionários da justiça
1973 Ampliação do Bairro da Boavista, agora com construções definitivas
1975 Bairro do Alto da Sarafina
1988 Mais 56 hectares subtraídos a Monsanto (Para as Universidades)

E faltam aqui cortes os cortes mais recentes, dos anos 90 e já deste século, (lembro-me agora do aquaparque, do Hospital de S. Francisco Xavier ou do IBIS), desta cronologia resulta que 5 anos volvidos sobre o inicio da florestação já Monsanto estava a ser truncado e não houve uma década quer tenha visto Monsanto do mesmo tamanho que a década anterior. Em 70 chegou mesmo a ser aprovado um decreto-lei que facilitava a construção dentro do parque, valeu a Lisboa o arquitecto Ribeiro Telles que em 74 anulou o expressamente através de outro decreto-lei.
Monsanto é um espaço único, a CML devia pugnar pela sua manutenção e conservação ao contrario do que tem feito até agora que se tem limitado a promover o seu loteamento

3 comentários:

Xico205 disse...

Tem toda a razão. Mas de tudo o que foi feito só não concordo com o Ibis.

Julio Amorim disse...

....e novos espaços destes...nem sonhar !

bairro disse...

Boa noite

Gostava de saber quem lhe deu essas datas. O Bairro da Boavista foi construído nos anos 1939/1940 e foi a 25 de Outubro de 1941 ouve inauguração do bairro, nesse dia esteve o presidente da república Marechal Carmona. O parque de Monsanto, se hoje tem árvores deve-se aos moradores, mas também ganhavam, em cada árvore uma chapa... Quantas mais plantavam, mais ganhavam.

Deixo o convite a visitar o blogue do Bairro da Boavista e no final da pagina está lá fotos antigas, numa delas podemos ver o Bairro e por detrás da igreja consegue-se ver perfeitamente o monte, hoje se chama Monsanto.

http://BAIRRODABOAVISTA-LISBOA.BLOGSPOT.COM