23/04/2010

Uma questão de valor económico entre o Gerês e Monsanto (Lisboa).


O Prof. do IST Tiago Domingos costuma levar uma pergunta provocatória para as aulas: o que será que presta mais serviços de ecossistemas à sociedade? Os 70 mil hectares do Parque Nacional Peneda-Gerês ou os 500 da serra de Monsanto?
Dá depois uma pequena ajuda.
Em unidades físicas é o Gerês, mas Monsanto presta mais serviços de ecossistemas, como a regulação do clima local, a uma maior população envolvente. " Em termos económicos,(Monsanto) é desproporcionadamente mais importante, porque tem um mercado muito maior". Aliás o valor económico da serra na saida ocidental de Lisboa não vem apenas dos serviços dos ecossistemas , mas também da resistência da sociedade á pressão imobiliaria.
As tentativas de expansão imobiliária têm sido contidas" o que significa que a sociedade decidiu manter Monsanto , que valeria muito mais dinheiro , se o terreno fosse urbanizável".
Implicitamente, atribui-se a Monsanto aquilo que os economistas chamam " custo de oprtunidade" e que neste caso é um valor muito elevado , sabendo-se que a passagem de um terreno rústico a urbanizado aumenta , em geral, o valor em uma centena de vezes.
Portanto , a provocação é concluir que, se fosse preciso comparar o Gerês e Monsanto, o valor económico da serra à porta de Lisboa seria provavelmente muito maior.

Lurdes Ferreira, Público 22-4-10
Caixa do artigo" É mais fácil dar valor ao clima"


Não será por acaso que se assiste hoje a uma nova e muito perigosa ofensiva de projectos prejudiciais ao parque.O valor económico do Parque Florestal de Monsanto é de facto muito elevado e se não formos nós , cidadãos, a defende-lo um dia iremos pagar.Bem caro.

3 comentários:

Anónimo disse...

esse economista não deve saber o que é um bem público e o valor que isso representa

Anónimo disse...

e mais, é por existir monsanto, que muitas casas nas proximidades ficam valorizadas

Maxwell disse...

Anónimo, acho que é precisamente isso que ele está a tentar provar: que Monsanto é uma área de extremo valor para a cidade e para a economia.
Isto dito, é ver quantos hectares do Parque Florestal de Monsanto e da Tapada da Ajuda (ainda existe?) foram amputados desde os anos 60.