27/04/2010

Papa estreia a praça e lança nova fase da obra

In Jornal de Notícias (27/4/2010)
Telma Roque

«Concursos para a concessão dos pisos térreos vão ser lançados

"A pergunta que mais se faz é: se a praça vai estar pronta a tempo da missa do Papa, a 11 de Maio? Sim", garantiu ontem o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, após uma visita às obras do Terreiro do Paço, onde estiveram também vários governantes.

Após pouco mais de um ano de empreitada, que começou com o fecho da Avenida Ribeira das Naus e o reforço do Torreão Poente, a praça está de novo pavimentada e, no subsolo, concluídas as obras de renovação de condutas de esgotos e de águas, lembrou o autarca lisboeta à grande comitiva que juntou José Sócrates e muitos outros governantes, entre os quais seis dos seus ministros.

A passagem de Bento XVI pelo Terreiro do Paço, marcará depois o arranque da segunda etapa da megaempreitada, que se estenderá até 5 de Outubro, data em que estará tudo pronto para que a praça sirva de palco às celebrações do centenário da República. [...]»

...

E no Público:

«Terreiro do Paço tem novo pavimento mas obras estão longe de ser concluídas»
Por Inês Boaventura


«O primeiro dos novos espaços comerciais a abrir na praça será um restaurante em dois pisos do Torreão Poente, que abrirá até Outubro. As esplanadas deverão ir a concurso em breve

A partir de sábado já vai ser possível pisar o novo chão do Terreiro do Paço, feito de uma gravilha aglomerada cor de terra com diagonais em pedra de lioz. Mas será preciso esperar até Outubro para poder usufruir da totalidade da praça, na qual se espera que nessa altura estejam em funcionamento alguns dos espaços comerciais que vão ocupar as arcadas. [...]»

5 comentários:

Unknown disse...

ainda não consegui saber em lado nenhum:
- como e quando será pavimentada a estrada junto ao arco?
- o arco será limpo/restaurado?
- a estátua será limpa/restaurada?

acho que em algum lado deveria haver esta informação. o site da FrenteTejo então é mesmo muito mau.

Salvador, disse...

-Com os degraus na placa central,o torreão Poente ficou definitivamente enterrado e desnivelado em relação ao Nascente.
-A boca do Metro é mais uma asneira só possível, num país onde todos os projectos são descordenados (propositadamente?), entre si; sobem-se três degraus para depois descer o lanço, criando-se um muro de mais de 1.50m de altura.
-Pavimento central parece de "Polis" e está todo ás "ondas"; terá sido propositado ou má execução?
-As tiras de lioz, ficam mal e são acessórios~.
-Faltam lá árvores...

Mónica disse...

Eu estive lá ontem à tarde, no pico do sol, e constatei duas coisas:

- o piso é demasiado claro e reflecte a luz, ferindo os olhos mesmo que estejamos de óculos escuros (como era o meu caso);
- a simples ideia de atravessar a praça, ao sol, é penosa; aquilo é um infindável deserto de pedra e o calor é insuportável.

Gostava de saber como será possível alguém aguentar sentado nas tais esplanadas com que o Costa quer encher a praça. Nem que estas tivessem chapéus-de-sol com AC... (pelo contrário, a maioria destes acabam ter um efeito estufa). Não percebo porque é que não optaram pelas árvores, a única forma (digo eu, que sou leiga em arquitectura e engenharia e afins) de refrescar um espaço daqueles.

Por fim, e sobre o metro: faz algum sentido que tenham feito duas saídas do lado do rio, uma nas arcadas (completamente desenquadrada) e nenhuma no Campo das Cebolas (onde não faltaria espaço para a terem feito)? Mais uma vez, pensaram nos turistas (praça) e no interface com os barcos (menos mau) mas esqueceram-se dos residentes de Alfama que são obrigados a atravessar a Infante Dom Henrique à superfície, com todos os perigos que este tipo de atravessamento sempre representa.

Anónimo disse...

Ou seja, o nosso governo, declaradamente, não tem mais que fazer.

Enxerguem-se!!!

Unknown disse...

só para dar uma achega.. hoje ao fim da tarde, pelo menos(de manhã ainda estava fechado), a praça já estava devolvida às pessoas..
apesar de haver trabalhadores ainda a fazer alguns acabamentos, já estava repleto de pessoas sentadas e deitadas no chão(apesar de estar algo sujo da obra, como é normal).. alguns apontamentos:
- o saibro parece confortável e dá uma bonita cor ao lugar, mas como foi feito por tiras, em que se notam umas ligeiramente mais escuras, dá a sensação que poderia ter ficado melhor.
- o lioz está bonito e com bons acabamentos.
- os degraus em frente ao cais até nem ficam mal mas corta a fluidez pedonal.
- a estátua além de suja, ainda tem grafittis.
- o pormenor dos semáforos para peões no chão junto ao cais das coluna é espectacular(à noite deve dar um belo efeito).
- antes de me vir embora chegou um camião com grande blocos de granito que imediatamente começaram a ser descarregados. para o que será?
- o pavimento entre o lioz e a zona dos eléctricos é de cimento. Estará inacabado?
- quando acabam o pavimento da estrada?
- aqueles equipamentos em lioz á volta da praça são para iluminação ?

.. espero ansiosamente pelo fim das cerimónias do Papa, aquele mamarracho está ali mal, apesar de não ser muito feio...