11/07/2010

Prédio na Lapa junta-se aos oito mil edifícios em mau estado

Perigo de derrocada desaloja família
Prédio na Lapa junta-se aos oito mil edifícios em mau estado

Obras aparentemente não fiscalizadas num rés-do-chão provocaram a instabilidade de um prédio no bairro da Lapa, em Lisboa. A família que vive no piso superior foi obrigada a sair de casa. Em Lisboa existem 1117 edifícios em risco de segurança.

"Nas últimas semanas abriram-se fissuras onde cabe um dedo de uma pessoa e o chão está abater. Pisamos o soalho e parece que estamos em cima de um trampolim", descreveu, ao JN, Ricardo Marques, de 23 anos, morador no número 57 da Rua de São Ciro, à Lapa.

O jovem vive com os pais no 1º andar e contou-nos que há pouco mais de um mês começaram a reparar que no piso inferior, rés-do-chão, se iniciavam obras. Em poucos dias, a família viu a sua casa encher-se de fissuras e temeu pela sua segurança.

Ontem, a mãe chamou a Protecção Civil que, depois de uma vistoria, concluiu "que as pessoas do primeiro andar não podem estar no imóvel", como confirmou ao JN Emília Castela, do Serviço Municipal da Protecção Civil de Lisboa.

"Do rés-do-chão para o primeiro andar você consegue ver o nosso soalho", prosseguiu Ricardo Marques, convencido de que também "faltam paredes que lá deviam estar".

A casa em obras foi comprada há pouco tempo por Rui Palma. "A casa estava bastante degradada e resolvi ver se era um investimento que me favorecia mas pelos vistos está acontecer muita coisa", justificou ao JN. "São obras de conservação e não mexi na estrutura", prosseguiu, asseverando que "não foram tiradas paredes". "Espero que não seja o bode expiatório de todos os males que já estavam no edifício", rematou.

Esta versão foi, no entanto, desmentida por outros testemunhos recolhidos no local pelo JN. Segundo estes, ao que tudo indica, as paredes terão sido mesmo derrubadas. Outros deixaram no ar a hipótese de a obra não estar devidamente legalizada.

A família desalojada vai passar este fim-de-semana em casa de familiares no Alentejo. Segunda-feira, depois de devidamente estudados os licenciamentos da obra, haverá uma nova vistoria da Protecção Civil e uma reunião com o intuito de encontrar uma alternativa temporária para o alojamento da família que, por seu turno, tentará encontrar uma solução com o senhorio.

"Lisboa está em risco de cair"

Segundo números apresentados recentemente pela vereadora da habitação, Helena Roseta, só na cidade de Lisboa existem 1117 edifícios (municipais e privados) em grave risco de segurança e mais de 6800 em mau estado de conservação.

Na altura em que foram divulgados estes números, Roseta considerou que "Lisboa está em risco de cair" e apelou à ajuda do Governo, considerando que a Câmara e os privados não conseguem arranjar todos os imóveis. Como tal, sugeriu ao Governo um plano nacional de reabilitação urbana. (in Jornal de Notícias).

Foto: Obras ilegais na Rua de S. Domingos 103

1 comentário:

Anónimo disse...

E a camarada Roseta, quando foi empurrada para a CML pelo poeta Alegre, um que, por sinal, nem em Lisboa vota ou mora, não sabia no que se ia meter?

Para não fazer nada qualquer um serve...