22/12/2014

Uma das aberrações de Lisboa


Chegado por e-mail:

«Boa tarde

Antes de mais, queria dar-vos os parabéns pelo blogue CIDADANIA LX. Na minha opinião, blogues como este são essenciais em qualquer cidade, vila ou aldeia. Atualmente a Internet é, sem dúvida, a melhor forma de unir forças e divulgar a opinião do cidadão comum, por isso, agradeço-vos. O que fazem é serviço público.

Vamos ao assunto principal, aquele que me levou a escrever-vos este mail. Na semana passada, estava eu muito bem a explorar a agradável zona do Príncipe Real, quando, de repente, me deparei com um verdadeiro "monstrinho" (felizmente até não era muito grande) erguido em betão que, literalmente, me ofuscou a visão... Este "monstrinho" de que vos falo é um dos prédios, se assim lhe podemos chamar, mais feios que já vi em toda a minha vida.

Sei que o Edifício foi construído este ano (pode parecer que não está acabado, mas está mesmo totalmente concluído) e que ocupou o lugar de um pequeno e antigo prédio Lisboeta.

Acho um crime o que se fez num lugar tão nobre da Cidade, numa rua que fica mesmo muito perto do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Agradeço que divulguem no blogue este caso.

Envio-vos em anexo algumas fotografias da cinzenta construção.

Atenciosamente

Samuel Graça Rodrigues»

10 comentários:

Anónimo disse...

Mas quem é que mo seu perfeito juízo aprova isto???

Expliquem-me!!!

Anónimo disse...

Caro Samuel,

escreva à CML e mostre o seu apreço por esta monstruosidade.
Sr. Costa, Sr. Salgado, as vossas assinaturas estão neste projeto também. Vocês são uma vergonha, como este projeto.

Anónimo disse...

Aqui está um bom exemplo de como um prédio baixo e feio estraga mais a imagem da cidade do que uma torre em picoas. Mas como este não dá nas vistas, as pessoas no geral já toleram. Limitam-se a dizer "é feio" e mudam de assunto.

Anónimo disse...

Foram os "artistas" da tecniarte que já fizeram das suas a mais uns quantos..

http://www.tecniarte.pt/obraDetail.aspx?idO=63

É "arte"!

Anónimo disse...

É um atelier de arquitectura? Fui ao site e não entendi quem é o arquitecto responsável.

Anónimo disse...

http://www.afaconsult.com/portfolio/413014/123/edificio-na-av-24-de-julho

Anónimo disse...

Mais um arquitecto licenciado a um Domingo. Mas com amigalhaços...

Anónimo disse...

Não pretendo defender os arquitectos, mas esse gabinete "tecniarte" não me parece que seja de arquitectura, mas sim de construção civil.

Anónimo disse...


Tão mau ...só de arquiteto ...

Quando é que nos Media surge CRÍTICA de Arquitetura, para separar o pouco trigo do muito joio ????

Paulo disse...

Crítica de arquitectura nos media?? O "povo" não se interessa por arquitectura. Este blogue não representa minimamente a opinião dos lisboetas. São os próprios habitantes que fazem marquises, barracas no quintal, que envenenam árvores na rua, que fazem riscos nas fachadas. Quantas obras de "arquitecto" conhece você no Cacém, Reboleira, Brandoa, etc? Não chega a 1%, como tal não vale e pena culpar um Taveira ou um Siza por uma obra mal conseguida. O "boom" da construção em Portugal desde os anos 70 até hoje foi dominado por construtores civis, agentes técnicos de arquitectura, engenheiros de construção civil e de minas e desenhadores. Quando contratei um arquitecto para fazer a minha moradia, vários amigos disseram-me que conheciam fulano A ou B desenhador que fazia por metade do preço, e que assim poupava dinheiro e fazia a casa na mesma. Optei pelo arquitecto e não me arrependi.