19/09/2005

Moto-Cães ou mais um sinal do apocalipse...

A aquisição das 27 unidades de equipamento, designadas por "moto-cães" e postas em funcionamento pela CML um pouco por toda a cidade, é um esforço apreciável relativamente a uma preocupação dos lisboetas com a saúde dos seus passeios.

No entanto, não deixa de ser uma solução particular relativamente a dois aspectos:

Em primeiro lugar, o custo de aquisição e de funcionamento deste equipamento relativamente à sua viabilidade. Será operacional ter uma moto-aspirador atrás de cada cão, no momento em que o dono o leva à rua a passear? Será que ser atropelado pelas motos, carregadas de dejectos e odores caninos, a circular em cima dos estreitos passeios da nossa cidade é mais (ou menos) agradável do que tropeçar no dejecto canino em si?

Em segundo lugar, o sinal que este tipo de medida dá aos munícipes, em particular a quem não cumpre as regras, é muito claro: podem passear os seus melhores amigos pelas ruas, sem a ajuda do saco de plástico, pois logo que se sintam mais aliviados, a "moto-cão" passará e tratará do assunto.

Uma última nota, em fim de férias, estive na Irlanda durante 8 dias e não vi nada como em Lisboa. Nem como este problema, que a nossa falta de urbanidade causa, nem como esta solução, preconizada pelas motas&cães da CML. Mas vi cartazes a anunciar multas sérias para os prevaricadores.

Para quem aprecia os números, na Irlanda a multa vai até aos 3 000 euros. Relativamente ao custo desta medida da CML a vereação responsável ainda não nos conseguiu informar.

PP

2 comentários:

Graza disse...

Inteiramente de acordo. Se a falta de civismo existe só há duas formas de o combater: educando com campanhas de publicidade nesse sentido (10% do orçamento anual da CML em auto-promoção chegariam), e a aplicação de coimas pesadas. Se as pessoas não "podem" ter animais porque não sabem dar-lhes condições, não "devem" ter animais.

Anónimo disse...

"Para quem aprecia os números, na Irlanda a multa vai até aos 3 000 euros. Relativamente ao custo desta medida da CML a vereação responsável ainda não nos conseguiu informar."

Sim senhor, meus amigos. Já o disse
e reafirmo, que este tipo de problemas, só os nao resolve, quem
nao quer. Umas multas bem pesadas,
e o pessoal aprendia em 6 meses.

JA