14/04/2007

CANDEEIRO 1953: ANTES & DEPOIS





A CML tem feito o abate de candeeiros com valor patrimonial nas mais variadas freguesias de Lisboa. Mas a mesma CML tem realizado boas recuperações, dos mesmos candeeiros, e muitas vezes nas mesmas freguesias onde fez o abate. Porquê?
Para além do abate puro e simples de candeeiros, existe ainda o problema das "remodelações da iluminação pública" sem critério - por não respeitarem o desenho original dos candeeiros. Na maioria dos casos a CML escolhe uma luminária/lanterna totalmente inadequada ao candeeiro antigo. Para ilustrar este tipo de "remodelação", fotografei recentemente nos Anjos e em Santos-O-Velho alguns exemplos lamentáveis:

Foto 1: Rua de Angola - exemplar ainda intacto da consola de ferro forjado de 1953 (modelo desenhado pela CML para luminárias do tipo "lanterna suspensa");
Foto 2: Calçada Ribeiro Santos - a mesma consola de 1953 com uma nova luminária, claramente incorrecta. Não houve qualquer preocupação com a forma, cor ou composição.
Foto 3: Largo do Intendente Pina Manique - a mesma consola de 1953 com uma luminária muito recente, mais uma vez inadequada ao desenho do candeeiro original.
Foto 4: Rua do Forno do Tijolo - como descrever este candeeiro instalado após abate das elegantes consolas de ferro forjado de 1953? Talvez "tubo de metal com luminária industrial"? Um caso de substituição de mobiliário urbano de qualidade por novos objectos sem mais valia patrimonial.
Porquê tanto desprezo pelas consolas de ferro forjado criadas em 1953 pela própria CML?

Notar que as novas iluminárias são iguais às usadas nas estações de serviço das auto-estradas e unidades industriais. Em vez de serem instaladas novas luminárias do tipo "lanterna suspensa" (disponíveis no mercado) a CML, na maioria dos casos, faz o que as fotos revelam.
Enquanto munícipes precisamos de estar atentos a este problema. E em caso de "remodelações" inadequadas ou abate é nosso dever denunciar. Lisboa merece melhor!

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais destas...!!"uma foto diz mais que mil palavras"

As fotografias 2 e 3, não sei se são para rir, ou para chorar. Incompetência e ignorância TOTAL.

Para alguns, candeeiro é igual a iluminação, ponto. Pena só, que estejam a ocupar cargos na CML.
Lisboa continua bem entregue....!

JA

Anónimo disse...

Obrigado por revelar estes exemplos. Espero que sejam úteis a todos aqueles que desejam o melhor para a sua cidade. Mas para isso é preciso exercer a cidadania todos os dias!

Anónimo disse...

Senhor vereador António Prôa, por favor, mande parar com a destruição destes candeeiros, que já constituem património cultural da nossa Lisboa. Concerteza que não são as consolas de ferro forjado que dão luz mas sim as lâmpadas. Retirar este tipo de consolas seria impensável em Paris ou Londres. Que tristeza sinto ao ver o nível do nosso atraso.
M.T. (R. de Macau)

Anónimo disse...

Na rua 1º de Maio (alcantara) estes candeeiros foram à poucos anos restaurados pela câmara.

Anónimo disse...

Não parece haver cultura artística dentro do departamento municipal responsável pela iluminação pública. Não consigo encontrar outra justificação para tão óbvios erros de gestão do património cultural da cidade.