21/06/2007

Ando zangado com Lisboa há dois anos"

In Diário de Notícias (21/6/2007)
LUÍSA BOTINAS
NUNO FOX-ARQUIVO DN (foto)

«Fonseca Ferreira,
COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO

Lisboa, tal como o Porto e Setúbal, é considerada das piores cidades para se viver num estudo da Deco. Porquê?

Não me surpreendem esses resultados. Isso é evidente para mim e para qualquer lisboeta e não precisa de ser urbanista. De há três anos para cá, a qualidade de vida na cidade tem vindo a degradar-se. É evidente o desleixo, a falta de limpeza e a proliferação de estaleiros. Sobretudo os do Metro, que são um verdadeiro escândalo, pois ocupam o dobro do espaço de que precisam. (...)

Como é que se pode inverter esta situação?

Dando mais importância às pessoas, porque as cidades são o sítio onde elas vivem e foram feitas, ou deviam ser feitas, a pensar nelas e não nas mercadorias ou no automóvel. Os políticos que visitem Copenhaga (Dinamarca) e que aprendam o que é uma cidade feita para as pessoas.

Gosta de viver onde vive, ou seja, em Lisboa?

Já gostei mais. Tenho uma grande paixão por Lisboa. É um local com umas condições naturais únicas. Mas como em todas as paixões há períodos menos bons. E eu, de há dois anos para cá, ando zangado com a cidade de Lisboa. Está uma cidade desconfortável e, sempre que posso, saio
. »

Pois é, mas eu ando zangado com a cidade desde Krus Abecassis, quando ele demoliu o Monumental, esventrou o Largo do Rato, abateu centenas de jacarandás, permitiu fecho de linhas de eléctrico, colocou o mercado de barracas na Praça de Espanha, etc., enfim, tornou Lisboa irreconhecível. A partir daí foi o caos.

Uma palavra para a CCDR-LVT, que devia contribuir para que essa Lisboa com que o seu presidente está zangado há 2 anos, não estivesse tão mal como está, já que muitas das aberrações que a têm tornado assim são aprovadas ou consentidas pela CCDR-LVT.

«Sempre que posso, saio». Pois é, só que 90% da população não pode fazer isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse Fonseca Ferreira é um os principais responsáveis pelo estado da cidade, desde há muitos anos. Se tivesse vergonha estava mas era calado...

Gonçalo Cornelio da Silva disse...

Fonseca Ferreira enxota a àgua do capote como se não fosse responsável. É toda a uma geração que está implicada, salvo raras excepções, e que hoje vivem a chamada "ressaca dos anos 60".
Gente que destruiu o território, a paisagem e a cidade portuguesa com PDMs e outros planos de 1ª, 2ª, 3ª,etc...gerações, sem qualquer qualidade ou capacidade para os realizarem, gente que regulamentou o planeamento numa teia de leis que nem os proprios advogados entendem, gente que transformou o país num "zoning" totalmento arbitrário e totalitário, na estúpidez das RENs e RANs.
Todo o país deveria ser paisagem protegida. Portugal não beneficiou do facto de não ter sofrido com a guerra, e não soube aproveitar o facto de não ser um país industrializado.
Os resultados serão piores quando os Polis estiverem terminados, quando as Agencias Europeias..., os Terminais de Cruzeiros, as Otas, os Tagus Park e outras imbecilidades estiverem construídas.
Tive a sorte de viver fora de Portugal a maior parte da minha vida, São Paulo, Toronto, Paris, Bruxelas, Londres, Chicago, Roma, NENHUMA tem o potencial de Lisboa.
Eu gosto de viver em Lisboa e não trocava para viver num condominio privado de suburbio!