30/06/2007

CML: Costa e Negrão não podem votar nas intercalares

In Diário Digital

Os candidatos do PS, António Costa, e do PSD, Fernando Negrão, a presidente da Câmara de Lisboa são os únicos que não poderão votar nas eleições de 15 de Julho, por morarem fora do Concelho.
Em resposta a um questionário enviado pela agência Lusa aos 12 cabeças-de-lista às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa, nove informaram que moram e votam na cidade - nenhum deles no centro histórico.
Apenas António Costa, que trocou o bairro lisboeta do Príncipe Real por Sintra, e Fernando Negrão, morador de Setúbal, onde deixou de ser vereador para concorrer à Câmara de Lisboa, não fazem parte dos eleitores da capital.
O candidato da CDU, Ruben de Carvalho, não respondeu às questões enviadas pela agência Lusa.
Dos nove cabeças-de-lista com residência em Lisboa, três disseram estar recenseados noutra freguesia: a independente Helena Roseta e os candidatos do BE, José Sá Fernandes, e do PCTP/MRPP, António Garcia Pereira.
Helena Roseta contou que acabou de se mudar para os Prazeres mas ainda vota na Lapa. Também Sá Fernandes afirmou ter-se mudado recentemente para São João de Deus, sem tempo de alterar o local de recenseamento, Alvalade.
É em São João de Deus, zona que inclui a Praça de Londres, que vota Garcia Pereira. No entanto, o candidato do PCTP/MRPP indicou que mora «neste momento» na Freguesia de São João, mais a Sul, que se estende até ao Tejo.
O candidato do CDS-PP, Telmo Correia, declarou estar a mudar-se para a Freguesia de São Francisco Xavier, no limite Oeste do Concelho de Lisboa, mas que não deixou para já a Freguesia em que está recenseado: São Domingos de Benfica.
Telmo Correia continua, por isso, por enquanto, vizinho do ex-presidente do CDS-PP e agora líder e candidato do PND à Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Monteiro, que reside e vota em São Domingos de Benfica.
No Lumiar são vizinhos o ex-presidente da Câmara, Carmona Rodrigues, que se recandidata como independente, e o candidato do MPT, Pedro Quartin Graça, e os dois estão recenseados nessa Freguesia do Norte de Lisboa.
O candidato do PPM, Gonçalo da Câmara Pereira, mora e vota «desde o primeiro recenseamento, em 1975» noutra freguesia limítrofe da cidade, Santa Maria de Belém, enquanto o candidato do PND, José Pinto Coelho, reside e vota na Lapa, que Roseta deixou.
Os candidatos do PS, António Costa, e do PSD, Fernando Negrão, têm casa e estão recenseados, respectivamente, na Freguesia de Sintra de São João das Lampas, e na Freguesia de Setúbal de Nossa Senhora da Anunciada.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: