21/06/2007

Lisboa, referência cultural para outros povos...

É um lugar-comum falar na diversidade de culturas em Lisboa. Em altura de campanha é tema obrigatório, e pretexto para umas declarações de circunstância, dominadas precisamente…por lugares-comuns…

É um facto que Lisboa é cada vez mais uma referência para as comunidades de imigrantes que aqui vivem. Este aspecto reflecte-se com maior incidência nas comunidades em que os imigrantes lisboetas representam uma fatia importante da população total. A comunidade cabo-verdiana é um exemplo, até porque é das comunidades que se encontra no nosso país há mais tempo,e é também das mais numerosas - arriscaria a dizer que a cidade onde vivem mais cabo-verdianos é Lisboa.

Para os cabo-verdianos Lisboa já é uma referência cultural, manifestando-se com maior incidência na música. A este propósito encontra-se disponível uma interessante obra sobre a música e cabo-verdianos em Lisboa aqui

De referir que algumas referências da música cabo-verdeana residem em Lisboa - Lura, Tito Paris, Nancy Vieira, Maria Alice, Celina Pereira, entre outros que a lista é extensa.

Tem havido inclusive algumas parcerias entre músicos portgueses e cabo-verdianos, dos quais se destacam Rui Veloso, Paulo de Carvalho,Carlos Zel e Filia Pais.

Mais duetos no Castelo de S. Jorge, na festa do Fado : Raquel Tavares/ Tito Paris (dia 23-6) e Ana Maria/Maria Alice (dia 24-6).

Sem comentários: