19/01/2009

Assembleia municipal pede contas à Câmara de Lisboa-publico-19.01.2009, Ana Henriques

Os deputados do PSD, que têm maioria na Assembleia Municipal de Lisboa, vão pedir à câmara que passe a entregar-lhes um balanço mensal de receitas e despesas, quer do município, quer das empresas que dele dependem. A apresentação de uma recomendação nesse sentido levou o presidente da autarquia, António Costa, a abandonar a última reunião da assembleia municipal, juntamente com o resto da sua equipa, o que, nessa altura, acabou por levar à suspensão da sessão.
Mas os sociais-democratas não desistiram e voltam à carga já amanhã. Depois de criticarem o "lamentável e censurável comportamento intempestivo e arrogante" do autarca nesse dia, ao recusar-se a receber a cópia da recomendação, que lhe foi entregue por um funcionário da assembleia municipal, requerem que a câmara preste contas detalhadas a este órgão todos os meses, fornecendo-lhe também "relatórios das actividades das empresas municipais com tradução económico-financeira" e uma discriminação das transferências correntes e de capital efectuadas pelo município, acompanhadas da respectiva justificação.
Além disso, os deputados "laranja" exigem uma actualização das transferências camarárias de verbas para as juntas de freguesia na próxima revisão orçamental da ordem dos três por cento, bem como do orçamento camarário para as áreas da acção social, actividades económicas, juventude e desporto.
Por fim, os sociais-democratas querem reuniões semanais com responsáveis políticos e dirigentes municipais sobre reabilitação urbana, acção social, elaboração de instrumentos de planeamento urbanístico e intervenções no espaço público.

Sem comentários: