16/01/2009

Carris e as malas

Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que nos autocarros da CARRIS que passam no aeroporto já não podem entrar passageiros com malas de viagem!

Quando chego de viagem sempre apanho um autocarro para a Gare do Oriente e dai sigo para casa...qual o objectivo deste medida? Obrigar-me a apanhar o aeroshuttle que é 3 vezes mais caro? (no meu caso que tenho passe CARRIS é mais uma despesa, para além da minha avença mensal à CARRIS).

Nas horas de ponta ainda se compreende, agora quando os autocarros vão vazios...

E ainda querem incentivar o uso de transportes públicos!

14 comentários:

Anónimo disse...

Por isso mesmo grande parte dos motoristas e eu confesso que ainda não recusei entrada a ninguém com malas, fecha os olhos a essa situação. A menos que o autocarro esteja completo.

M Isabel G disse...

Que rico serviço público!
Não faz mal não ter clientes. A gente paga o prejuízo:
"Revisor oficial de contas preocupado
Prejuízos da Carris ultrapassam o valor de uma frota de mais de três mil autocarros
02.09.2008 - 08h59 Ana Henriques"
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1341294

è preciso é por perfumes e música nos autocarros.

Anónimo disse...

eu já vi motoristas a recusarem...

M Isabel G disse...

http://diario.iol.pt/sociedade/carris-autocarros-lisboa/1021746-4071.html
Lisboa vai ter autocarros... com cheirinho
Novas unidades têm fragrância onde se mistura o cheiro a cravo, manjerico, canela e maresia

Anónimo disse...

Encontra-se legalmente estabelecido que no transporte urbano o transporte de bagagem deve ser feito nos lugares adequados e desde que, pelas suas dimensões e natureza, não incomode ou prejudique os outros passageiros ou danifique os veículos (artº 167 do Regulamento do Transportes em Automóveis).

Assim, o transporte de bagagem de grande dimensão (do tipo volumes ou malas de viagem) não é compatível com a tipologia dos veículos da Carris e é susceptível de prejudicar os restantes passageiros.

Assim, nos veículos da Carris apenas deverá ser transportada “bagagem de mão” a qual deverá ser colocada preferencialmente nos locais a tal destinados (nos autocarros, normalmente sobre a roda da frente esquerda).

Considera-se bagagem de mão a que tiver as dimensões médias de 55x40x20 cm, as quais devem ser tomadas como referência.

Para assinalar esta restrição, foram colocados dísticos nos veículos que não são sinais. A aplicação desta restrição de acesso é particularmente importante junto aos terminais de transporte pesado, particularmente no Aeroporto, onde se encontram carreiras especialmente vocacionadas para o transporte de passageiros com bagagens (Aerobus, e Aeroshuttle).

Noutros locais a restrição está ser aplicada com a conveniente flexibilidade.

M Isabel G disse...

"encontram carreiras especialmente vocacionadas para o transporte de passageiros com bagagens (Aerobus, e Aeroshuttle#

são empresas da Carris?

Fico sempre satisfeita quando aparece algém que conhece tão a legislação .
Deviam ter lugares importantes para a fazer cumprir por exemplo no estacionamento mais mal educado da Europa , na manutençao de espaços públicos etc.

Ou então é gente com dinheiro para apanhar um taxi ou motorista à disposição.

Anónimo disse...

pena é que essas "carreiras " sejam mais caras e que os próprios cidadãos de Lisboa, que se querem dirigir ao aeroporto que fica quase em cima das suas casas, não possam utilizar o transporte urbano do dia a dia...porque não tirar então essas carreiras do circuito do aeroporto? vêem muitas pessoas a sair que não tenham malas?? eu nao..

Anónimo disse...

A questão é a seguinte em toda a Europa eu já viajei com malas de dimensões consideráveis dentro dos autocarros. Em nenhum país me foi vedado a acesso ao transporte ou dito qualquer coisa sobre o assunto. Andando frequentemente de autocarro em Lisboa é muito raro ver malas de dimensões consideráveis lá dentro. Portanto a questão é porquê esta porquê esta necessidade neste momento? Se não há problema porquê levantá-lo? Além disso a questão das dimensões da mala não está explicita no autocolante colado. O que parece é que estão proibidos todos os trolleys!

M Isabel G disse...

Porquê?

Porque esta instituição, à semelhança de muitas outras, não existe para nos resolver os problemas ou facilitar a vida.

Anónimo disse...

porquê? porque há pouco tempo proibiram-me de entrar num autocarro..cheguei eu de Londres, vou apanhar o autocarro para o meu Areeiro e o motorista diz..."bags?NO!"..como se eu não fosse português...enfim..

Anónimo disse...

Uma capital sem transportes directos com bagagens da cidade ao aeroporto!

triste\cómico

Anónimo disse...

já alguém experimentou reclamar, através do site da Carris? Quem sabe muitas vozes, melhores resultados...

não basta mandar umas bocas...

Anónimo disse...

Talvez por viajar sempre de mala de mão ainda não me proibiram a entrada, mas embora não haja ligação de metro ao aeroporto, espero porder continuar a utilizar os transportes públicos (faço questão).

O que há a ser feito é, se necessário, a adaptação do veículo ao percurso que serve, ou seja, com espaço para malas.

Com o aeroporto no centro da cidade, com possibilidade óptima de transito dos passageiros para a cidade, com todos os benefícios que poderiam daí advir, é incompreensível como se encontra tão mal servido. Será ignorância, será incomptência?

R Dias

André Cunha disse...

Publiquei uma causa no facebook:

http://www.causes.com/causes/599554