18/04/2009

Lisboa melhora... com obras durante a noite toda!




Depois das rectificações já passadas nas crateras da Estrada de Benfica, este fim-de-semana, coube a sorte ao troço da mesma circunscrito entre o cruzamento com a Av. Grão Vasco até ao cruzamento com a Estrada A-Da-Maia.

Este troço foi fechado na passada 6ª feira à noite (17/04/08) e, pasmem-se bem, os trabalhos iniciaram-se às 22h30 (hora que, de acordo com a "Lei do Ruído", o cidadão comum já deveria ver garantido o seu direito à paz e sossego sonoros).

Martelos pneumáticos, camiões, buzinas... um frenesim absoluto que durou a noite toda, estendendo-se pela madrugada a dentro (nem com vidro duplo nas janelas nos safámos a ter que aturar o ruído monótono e atrofiante destas obras).

"Obra a obra, Lisboa melhora!"... mesmo que, para isso, os direitos dos seus cidadãos tenham que ser vilmente usurpados!!!

Para mal dos meus pecados, como estava suficientemente cansada, nem tive forças para vir à rua tirar umas fotografias e vídeos que testemunhassem esta situação. Mas estou certa que por aí haverá alguns testemunhos de residentes na zona, os quais pedia que nos remetessem por e-mail para forumcidadanialx@gmail.com.






Esta manhã, ininterruptamente, os trabalhos lá continuavam.

Como se pode comprovar pela imagem, desta vez, deixaram as tampas dos esgotos quietinhas e nem sequer lhes tocaram, muito provavelmente, para não suceder o mesmo que aconteceu no troço da Estrada de Benfica junto à Escola Pedro de Santarém, onde, depois do trabalho realizado, estas mesmas tampas têm andado a saltar durante a semana toda.





Para juntar à festa do ruído, Benfica esta manhã parecia um verdadeiro caos infernal... se lhe juntarmos o facto de mais duas carreiras de autocarros e uma de camionetas terem passado também a circular pela Estrada A-Da-Maia; desta rua ter sentido único para os automobilistas mas, desde que os autocarros por aí passaram a circulam nos dois sentidos, tem sido um descalabro pegado com os automobilistas a circularem nas duas faixas.





Até à próxima 2ª feira, dir-se-ia que vamos viver em Benfica num autêntico clima de confusão generalizada e atropelo de tudo e de todos.

É esta a cidade em que queremos viver????










18 comentários:

Anónimo disse...

Hora a hora Lisboa piora.

É o que eu acho. Ah, e também não tenho saudades do Santana Lopes.

Ricardo P. disse...

Cara Alexa,

percebo a sua situação e não pense que não simpatizo.

No entanto tenho de lhe chamar a atenção que não está a ser infringida a lei do ruído neste caso (e como tal os seus direitos não estão a ser usurpados como afirmou).

A lei diz que actividades ruidosas de carácter temporário (e.g. obras) podem ser autorizadas durante o período nocturno mediante licença especial de ruído em casos que o justifiquem.

Quando é justificado??? Ora bem, exactamente na situação em que descreveu que a rua se encontra. No seu post acabou (talvez inadvertidamente) por justificar a necessidade desta licença para que haja celeridade nestas obras com a indicação do caos gerado pelo corte e desvio do trânsito.

Novamente volto a repetir que simpatizo com a sua situação. Não há muito tempo também tive obras perto de casa. No entanto achei por bem referir este ponto.

Pense que ao menos isso tornará as obras rápidas e bem cedo terá a sua rua recuperada. Todos queremos sempre tudo impecável e arranjado, mas nunca queremos ser chateados com as obras. Infelizmente uma coisa não acontece sem a outra.

Alexa disse...

Ricardo P. - agradeço, antes de mais, pelo seu comentário, pois desconhecia essa excepção que mencionou relativamente à lei do ruído.

Lamento, no entanto, que a celeridade para que se realizem estas oras só tenha chegado agora, a alguns meses das eleições autárquicas.
É porque, para quem desconhece a situação que se vive há largos anos na Estrada de Benfica, o que se passa (como referi num outro post aqui neste blog), é que a mesma se encontrava repleta de verdadeiras crateras.

Nesse sentido, reitero apenas que a celeridade existe sim senhora, mas há já largos anos... logo, nada justifica que apenas agora se esteja a incomodar milhares de residentes, para que a "obra" apareça feita a condizer com os cartazes.

Um abraço

Anónimo disse...

Na verdade a Estrada de Benfica tinha os buracos que qualquer outra estrada tem por Lisboa, e estes pioraram muito com a chuva que ocorreu há alguns meses, tanto que a Carris até substituiu os autocarros… O problema grave não tinha propriamente anos..

De resto é o costume, se é de noite é porque fazem barulho, se é dia de dia é porque faz transito, se é de semana é porque são burros, se é de fim-de-semana é porque são chatos, se não fazem nada é porque são incompetentes, se fazem é porque vai haver eleições.. Enfim.

Alexa disse...

Caro Anónimo das 02h15: o problema dos buracos da Estrada de Benfica foi, de facto, agravado pelas últimas chuvas... mas sim, continuo a reiterar que tinha anos.

Na verdade, e como bem disse, o povo português queixa-se sempre muito. Pena é que, depois, na prática, fique sempre de braços cruzados, impassível para resolver o que está mal.

O blog Cidadania Lx. pretende exactamente transformar este estado de coisas e promover uma discussão profícua e válida perante problemas da cidade de Lisboa, tentando assim contribuir para a sua solução.
E foi neste contexto que o presente post foi publicado.

Júlia disse...

É sempre assim: preso por ter cão e preso por não ter.
Não há pachorra!

Alexa disse...

De facto, Júlia, parafraseando-a, "não há pachorra".

À excepção do Ricardo P., que parece ter sido o único a compreender/simpatizar pelo problema que aqui levantei, de resto é o queixume habitual tipicamente português a única ilação que parecem querer retirar deste post.

Anónimo disse...

Viu Alexa já é segunda, custou assim tanto?

Júlia disse...

Realmente a única conclusão que retirei do seu post foi mesmo o típico queixume português. Se não o é, desculpe a pergunta, é o quê?

Se a estrada estava cheia de crateras não se devia fazer nada? Deixava-se passar mais uns meses ou anos?

Sinceramente é isto que não consigo perceber em nós portugueses: se não fazem nada, estão lá p'ra quê? Se fazem é porque estão a pensar nas eleições.

Cara Alexa desejo-lhe que, nesta próxima semana, já possa usufruir de uma Est.Benfica em óptimas condições e que todos ruídos tenham terminado.

Anónimo disse...

consultem a lei di ruído e vejam que ela pode ser dispensada de aplicaçãom em determinadas obras programamas e não permanentes, e que utilizem maquinaria qu não pode ter outro nível de ruído.

se não houvesse excepções, não se fazia nada neste país...

Alexa disse...

Cara Júlia e restantes Anónimos: a grande questão que pretendia levantar é que, na verdade, se a estrada se encontrava nestas condições (assim como tantas outras em Lisboa), o que agora foi feito já deveria ter ocorrido há mais tempo e não agora (à pressa) apenas por causa das eleições, para mostar "trabalho feito".
Aliás, todos os residentes da zona em questão e utilizadores desta via pensam o mesmo.

Lamento que este post tenha dado azo a tantas críticas.
Quando se fala sobre as situações que estão mal, acabamos também por ser criticados. É isso que não compreendo em determinadas mentalidades.

Júlia disse...

OK, até posso concordar que já deveria ter sido feito há mais tempo, mas... mais vale tarde do que nunca!
E por aqui me fico.
Uma boa semana para si.

Xico205 disse...

Mas em lado nenhum do post foi escrito que a obra deveria ter sido feita à mais tempo, apenas foi feita referencia ao ruido e ao facto da obra ser de noite.

Alexa disse...

Xico205: de facto, neste post, não foi feita referência ao facto desta obra dever ter sido realizada há mais tempo.
No entanto, como este post vinha na sequência de um outro que já aqui deixara (ver o link que deixei no início do presente texto), pareceu-me não fazer sentido voltar a mencioná-lo, uma vez que era uma sequência.

Anónimo disse...

Eu cá para mim, quando se fazem as coisas fico contente. Fizeram-se!

è mesmo portuguesinho: "já devia era ser há mais tempo" ou "só fazem nas eleições" ou "fazem tudo á pressa".

Cá para mim, chateia-me que a rua tenha buracos. Mas, uma vez arranjada, fixe!

Para quê esse lamentozinho?

Se há coisa que me irrita é o "como vai? vou andando, vou sobrevivendo, vou melhorzinho"

fica mal dizer-se que se está bem. se se está bem, na vida ou outra coisa é porque se é traficante...

Este país nãi suporta a felicidade. está nos genes.

Este país nã anda porque não se quer andar, porque a partir do momento que se anda já não há motivos para nos queixarmos. E mesmo aí arranjamos motivos "já devia ser há mais tempo" "foi tudo mal feito, é só porque é eleições".

xiça!

Alexa disse...

Sinceramente, nunca me passou pela cabeça que este post fosse dar azo a tanta "polémica" e crítica.

Em todo o caso, e para concluir os meus comentários sobre o mesmo: gostava de saber se a grande maioria das pessoas que aqui comentou tivesse passado por 24 horas ininterruptas de barulho de martelos pneumáticos e outros, se também teriam uma visão tão light e optimista como a que aqui mencionaram.

Os portuguesinhos, de facto, são bem engraçados, sempre a criticarem os outros!

Um abraço

Anónimo disse...

é mesmo.

reclamar que não arranjam e reclamar que arranjam mas fizeram barulho durante 24 horas.

realmente, é difícil agradar ao exigente português.

voto no presidente que reabilitar a cidade toda mas que consiga:
ou fazer tudo num ápice;
ou em mais tempo e sem barulho;
ou quando eu não estiver na cidade;
ou quando os meus amigos não tiverem de passar por lá.

que reabilitem casas sem mudar as pessoas e com berbequins silenciosos;

que mudem o tapete das estradas, mas sem constrangimentos de transito. (Lá para 2050, quando os carros voarem e as estradas não forem usadas)

Que nunca façam nada perto das eleições. Se por acaso existirem 3 no mesmo ano, não façam nada durante um ano, porque fica mal e mesmo se ficar feito é mau, porque só agora foi feito.

Anónimo disse...

Não se preocupem tanto com estas trivialidades, oh amigos!

De acordo com a douta sapiência de quem respondeu às 12h47 PM, em 2050 os carros vão voar e nem sequer vamos precisar de estradas... por isso mais vale até lá ir deixando as vias chegarem ao belo estado em que estão neste nosso país!

JJ.