28/04/2009

Sporting quer reabilitar Lisboa

Câmara vai pagar ao clube leonino 23,200 milhões de euros em terrenos e/ou projectos de reabilitação, na sequência do diferendo com os terrenos do antigo estádio.

O Sporting vai receber 23, 200 milhões de euros da câmara municipal em terrenos e projectos de reabilitação urbana na cidade de Lisboa. Clube e autarquia chegaram a um acordo sobre a forma de pagamento, depois de o tribunal arbitral, constituído para analisar o processo de loteamento dos terrenos do antigo Estádio José Alvalade, ter dado razão ao clube. Falta agora o município decidir que terrenos e que projectos vai ceder aos leões. O DN sabe que o Sporting prefere os projectos de reabilitação (reconstrução de prédio devolutos, etc.).

Em Setembro de 2008, a autarquia foi condenada a "ceder ao Sporting uma edificabilidade de valor equivalente a 29 mil metros quadrados". E sabe o DN, o tribunal arbitral definiu que a CML pagasse cada metro quadrado a 800 euros, num total de 23, 200 milhões de euros. Verba de que o município não dispõe. Por isso, Sporting e CML acordaram que o valor fosse pago em terrenos e projectos de reabilitação.

O diferendo remonta a 2003 quando a autarquia assumiu o compromisso de elaborar um plano de pormenor para conceder ao Sporting direitos de edificabilidade de 29 mil metros quadrados a acrescer aos 109 mil metros quadrados previstos para o UOP 30 do Plano Director Municipal. Mas, como tal não aconteceu, e o vereador Sá Fernandes não abdicou do espaço verde, o caso foi parar a um tribunal arbitral que deu razão ao Sporting. E decidiu que os 29 mil metros quadrados dos terrenos do antigo estádio deviam ser avaliados e a edilidade iria ceder outros com idêntico valor.

In DN

9 comentários:

Anónimo disse...

hum... é aqui q entra o terreno na esquina av. eua/ av. almirante gago coutinho (actualmente um parque de estacionamento)onde vai ser construído um posto de abastecimento do sporting...? alguem sabe?

Xico205 disse...

Duvido. A camara já não autoriza alvarás de postos de combustivel em zonas urbanas. Só vias rapidas.

Paulo Ferrero disse...

Att. Xico 205Quando e onde é que soube disso? Não me parece que isso seja assim, basta ver-se as autorizações recentemente aprovadas em sessão de CML para a zona da Expo. "Zona urbana" é uma questão de semântica.

Sobre o Sporting; deve ser a anedota do dia, essa de o clube querer reabilitar Lisboa. Basta ver o que ele 'reabilitou' em volta do estádio; aliás a mesma 'reabilitação' em redor do da Luz, e se não fosse a CML (há que dizê-lo) já tb o Belenenses teria 'reabilitado' por detrás do Estádio do Restelo (aliás, qq dia vem aí novo 'projecto de reabilitação'). Já o pobrezinho do Atlético, irá ter também 'reabilitação' à custa do PP do Alvito, he, he.

Anónimo disse...

Essa dos clubes de futebol irem reabilitar Lisboa só pode ser piada ou engodo dos grandes!!!
Já não bastaram as permutas e compensações pouco transparentes (com mais-valias bem visíveis) da altura da construção dos estádios do SCP e SLB e afinal isto ainda não acabou !!!
Estes lusitanos são loucos!!!
Luís Rêgo

jcd disse...

E não há nem uma palavrinha para as culpas do Zé neste processo?

Anónimo disse...

deve ser deve

o sporting quer "reabilitar" os terros livres ao lado do estádio com prédios novos e andares para vender.

Xico205 disse...

Anónimo, Prefere lá um descampado?


Paulo Ferrero, muitos postos foram obrigados a deixar de vender combustivel, ficaram só com garagem oficina. E já não se dão licenças para abrir novas oficinas em prédios. Não andei a ver a lei, mas conheço uma oficina que teve que mudar de instalações e teve que se instalar numa zona de barracas porque não podia ocupar uma loja dum prédio.

Anónimo disse...

a culpa é do Zé!

ehehe

Unknown disse...

http://www.footgoogle.com/sporting/


O Google do SPOOOOORTING...


Boot lá po-lo como homepage...