22/04/2009

Um projecto inédito para reabilitar o Jardim de Santos

A ExperimentaDesign e a Câmara Municipal de Lisboa com protocolo para a reabilitação e dinamização do jardim.

Um dos projectos especiais da ExperimentaDesign Lisboa 2009 é a reabilitação e dinamização do Jardim de Santos, em colaboração com a CML. Seguindo a linha de pensamento desta edição do evento, com o seu apelo à acção, a ExperimentaDesign está a delinear um plano desenvolvido por uma equipa de criadores portugueses.

O projecto integra estratégias e soluções nas áreas de arquitectura paisagista, design de equipamento, design de luz, design de som, design de comunicação e sinalética.

O plano de revitalização, formulado conjuntamente pela Experimenta e a CML, prevê o redesenho do Jardim de Santos, numa área de 390 metros quadrados, em que se enquadrarão novo mobiliário urbano, equipamentos lúdicos, sinalética e um quiosque para serviço de restauração com uma componente de divulgação cultural.

O inédito projecto pretende assim reposicionar o Jardim de Santos enquanto espaço de lazer tanto para os residentes como para os visitantes de todas as faixas etárias, dinamizando o local para utilização tanto de dia como à noite.

Principal espaço verde público numa área densamente ocupada, a ideia é tornar o Jardim de Santos num espaço cosmopolita, com as suas zonas verdes preservadas e o acréscimo de mais-valia arquitectónica e de design, numa zona que já é referência na cidade como Santos Design District.

Para este projecto multidisciplinar a Experimenta convidou o designer Fernando Brízio, o atelier Pedrita, o arquitecto paisagis- ta João Gomes da Silva, o músico e designer de som Rui Gato, o designer de luz José Álvaro Correia e o designer gráfico António Gomes.

In DN

9 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me mais um projecto para descaracterizar esse jardim, que precisa é de simples manutenção, e poda de árvores e arbustos. Que os criadores criem de novo, se são criadores, em novos jardins.
Chamo a atenção que o Largo de Santos foi recentemente vítima da selvagem demolição de 3 edifícios, e que também avançaram até à Rua Marquês de Abrantes no começo do quinhentista Bairro da Madragoa.
OBRA A OBRA LISBOA É DESTRUÍDA

Anónimo disse...

Moro na Rua da Esperança e a demolição nem foi má de todo. Eram uns armazéns dos anos 60 - ciquentistas não quinhentistas - e a luz que agora a Calçada Marques de Abrantes tem, essa sim seria boa para manter.

Anónimo disse...

o projecto de noos edificios é muito bom e segue o exemplo do que foi feito na ruas das janelas verdes.

arquitectura contemporânea mas com traços lisboetas e azulejos na fachada.

muito bom

Anónimo disse...

A experimentadesign é uma associação de indigentes armados em prafrentex, dirigido por uma arrivista ambiciosa...chulam o dinheiro à CML e a outras instituições, sob a capa de palavrões bem na moda.

Anónimo disse...

Já passaram lá numa manhã destas, à sexta, sábado, domingo, de preferência?

Aquilo é só porcaria, a começar por milhares de copos de plástico.

E depois venham dizer-me que é o Fashion District de Santos...

Xico205 disse...

Santos é o Kid,s night district=D

Anónimo disse...

santos é design distric e parece-me uma boa e inteligente acção de promoção das lojas da zona, que acabou por criar uma dinâmica própria.

a questão dos copos têm a ver com a falta de limpeza da CML que devia dazer turnos redobrados, à semelhança do que faz no Bairro alto, já que santos tornou-se, nos ultimos anos, a seguir ao bairro alto, no segundo bairro noctivago de lisboa.

portanto, não comecem a mandar abaixo a iniciativa de santos design district apenas porque há problemas.

porque se assim for, acaba-se com tudo e volta-se á estaca zero.

este país ou é 8 ou 80 e depois nunca se sai do 8.

quanto ao projecto do jardim, esperem para ver e não matem á partida a ideia.

irra!

Anónimo disse...

E vão matar os ratos que povoam o jardim?=D ou torná-los em artistas?

Anónimo disse...

Já existe muitos ratos armados em artistas olhem para o MANUEL SALGADO.LOLOLOLOL.