26/04/2009

Vale tudo!


Independentemente da força política em causa é inacreditável que se use o espaço público para esgrimir argumentos que têm uma sede própria para serem debatidos. Na pirâmide de Maslow de Alfama não há lugar para cartazes...

8 comentários:

Ricardo P. disse...

Não posso dizer que sou grande fã desses cartazes políticos. No entanto, tenho de admitir que sempre os acho mais úteis que muitos outros. Cartazes com mensagens tão vagas como "por uma Lisboa melhor" ou "a opção certa" para mim não servem propósito nenhum em termos de informação e são pura poluição visual. Ao menos estes efectivamente informam e não se pode dizer que o que está aí não é verdade (embora haja mais da estória que não está aí obviamente).

Perto do meu bairro existe uma obra que toda a gente está contra. Também há um cartaz do PS a "clarificar" que aquela obra é do PSD. Da primeira vez que olhei achei estranho, mas realmente percebo que não queiram levar com as culpas de uma obra que eles não têm qualquer responsabilidade (o que certamente iria acontecer se o cartaz não estivesse lá ao lado).


Sinceramente embora esses cartazes possam ser "azedos" ao menos esses efectivamente alertam a população para algo em concreto que se está a passar. Nem todos os residentes estarão a par destas situações. Com esses cartazes passam a estar e se calhar até se irão informar mais sobre o assunto (nem que seja em conversa no café local).

Isto aumenta a responsabilização dos políticos. Muitos tomam posições contrárias ao bem estar da população residente por meras disputas políticas. São contra simplesmente para bloquear outros partidos (e não porque ideologicamente não concordam) nem se importando sobre o que é melhor para a cidade e os munícipes.
Fazem isto sabendo que não sofrem grandes consequências pois a maioria dos eleitores não vão estar suficientemente informados para saber que estão a ser penalizados por lutas políticas e quais os verdadeiros responsáveis. É sempre o partido no poder que fica mal visto por não ter feito algo (mesmo que tivesse lutado fervorosamente para que tal fosse feito).

Anónimo disse...

Grande falta de nivel isso sim.

FJorge disse...

Concordo consigo Isabel. Informo que foi instalado um cartaz igual a este no Largo do Chiado, mesmo em frente a uma das igrejas classificadas. É uma guerra de crianças. Só as crianças é que não vêm nada de mal nesta esgrima no espaço público.

Unknown disse...

Se todos fizerem o mesmo a cidade fica coberta de cartazes.Isto é pura campanha eleitoral e como é óbvio a cidade está como está e não e só por culpa do PSD. Até porque normalmente quem chega ao poder muda de opinião muito facilmente.Estou de acordo com a responsabilização directa mas este cartaz é apenas demagogia de quem pode fazer e não faz, ou muitas vezes faz mal.

Anónimo disse...

E esta malta que lá está é a que condenava os (inefáveis) cartazes do tempo de Santana Lopes «Já reparou como Lisboa está mais bonita?».

EU NÃO VOTO NEM NUNS NEM NOUTRO e entendo que uma boa vassourada lhes era bem aplicada.

Anónimo disse...

afinal em que ficamos em relação aos cartazes? JSF é contra só quando convem? razão tem o anónimo anterior, uma vassourada é o que é.

Anónimo disse...

Com a particularidade que o cartaz é alusivo ao empréstimo de 120 milhões de euros e não a uma obra específica.
Quando vi a fotografia pela primeira vez achei que era referente a uma obra no prédio que está atrás do cartaz ....
Vassourada é pouco ...
Luís Rêgo

Anónimo disse...

fosse o que fosse.

mal vale colocarem panfletos na caixa de correio do que isto.

já corri a europa quase toda e nunca vi uma coisa destas.

como é possível?!